/ Shutterstock

POR

Quando as pessoas pensam em ioga, costumam associá-lo às mulheres. Para alguns homens, a ideia de ir a uma aula de ioga é tão convidativa quanto assistir ao último filme feminino (se você gosta das duas coisas - mais poder para você!). Mas nos 12 anos que tenho ensinado ioga, percebi uma tendência encorajadora - mais homens estão aparecendo.


Ouçam, homens céticos quanto ao ioga: o ioga é um exercício de corpo inteiro, embora de uma forma diferente (e muitas vezes necessária). Não se trata apenas de sentar, cantar, meditar, falar sobre sentimentos ou quaisquer outros estereótipos.De acordo com alguma pesquisa científica , ioga pode construir força, aumentar flexibilidade , e melhorar o equilíbrio, estabilidade, sono e relaxamento .

Se você ainda acha que a ioga é muito feminina, considere quantos atletas são saltando no movimento da ioga . Atletas de todo o país estão se voltando para a ioga para obter força funcional, prevenção de lesões e preparação mental. Em umUSA Hockey Magazineartigo, goleiro do Florida Panther e campeão da Stanley Cup em 2011 Thomas Team descreve como ele inclui ioga em sua rotina de treinamento. E muitos Jogadores da NFL fazem ioga para se tornarem melhores atletas também. Para guerreiros regulares de fim de semana, a ioga pode ajudar com dores musculares, melhorando o foco e aumentando o nível geral de energia.


No Bros: Por que os caras não praticam ioga

Um recente Pesquisa do Yoga Journal descobriram que apenas cerca de 18% dos 20,4 milhões de pessoas que praticam ioga são homens. Nem sempre foi assim - se você voltar aos arquivos históricos, as evidências sugerem que a ioga originou na Índia há cerca de 5.000 anos e foi originalmente projetado para ser praticado por homens. Então, por que a ioga não é tão popular entre as pessoas mais peludas e de voz mais profunda hoje em dia? Os mitos e estereótipos sobre a ioga são um dos principais desestímulos para muitos homens. Os caras costumam alegar que a ioga é muito sensível, muito feminina ou muito new age.

Além de ser muito hippie, alguns homens não consideram os alongamentos, as posturas e os exercícios de respiração profunda um treino 'real'. O que eles não percebem, é claro, é que ioga é um exercício de natureza diferente. Nem todo treino tem que ser uma onda de adrenalina de chutar o traseiro, como acampamento de treinamento aulas ou CrossFit . O foco e a intenção da ioga são diferentes - é tudo sobre a conexão entre mente e corpo. Os entusiastas do ioga vão para a aula para mudar sua energia e encontrar paz interior. Mas isso não significa que a ioga não pode fazer você suar. Os iogues aumentam a força e o calor enquanto “fluem” (também conhecidos como se movendo através de uma série de poses), eles descobrem a força em poses de guerreiro e prancha e se desafiam com equilíbrio, inversões e outras poses avançadas de torção do corpo. E tudo isso é feito com atenção plena, uma sensação de estabilidade e uma conexão mais profunda consigo mesmo.

Os homens geralmente evitam a ioga porque afirmam não ter flexibilidade. Isso é muito parecido com dizer que você não quer levantar pesos porque não tem músculos grandes ou não se exercita porque está acima do peso. Mesmo que as primeiras práticas sejam um pouco desafiadoras, a falta de experiência não é razão para evitar a prática do cão no chão. Como qualquer forma de exercício, tornar-se um iogue confiante exige tempo, esforço e muita prática.

Asana incrível: não apenas para mulheres

É uma pena que a ioga seja frequentemente considerada um clube só para meninas, uma vez que a ioga é boa para todos. Estudos sugerem praticar ioga pode reduzir a freqüência cardíaca e a pressão arterial, aliviar a ansiedade, a depressão e a insônia, bem como melhorar a força e a flexibilidade em geral. Outros estudos indicam uma ligação entre ioga e uma redução na dor na região lombar .


Existem também benefícios específicos apenas para homens: o Yoga pode ser uma válvula de escape para liberar a tensão mental e física, especialmente para homens que têm tendência a internalizar o estresse e a ansiedade. Também pode ajudar a alongar os flexores e isquiotibiais do quadril, áreas onde os homens (ou qualquer pessoa não acostumada a alongar) costumam apresentar rigidez. A ioga pode ser um complemento maravilhoso para um condicionamento físicoeregime de saúde mental - para todos. Então, caras, não se intimidem ou desanimem com as mulheres vestidas de Lulu entrando em sua aula de ioga. Qualquer pessoa pode praticar ioga e colher os benefícios, desde a primeira postura.

Chris Freytag é um especialista em saúde e bem-estar reconhecido nacionalmente, com mais de 20 anos de experiência. Freytag é um Conselho Americano de Exercícios (ACE) instrutor certificado de fitness em grupo ACE treinador de saúde, personal trainer e autor e palestrante publicado.

Relacionado

Os 10 principais hábitos de pessoas positivas


11 dicas para melhorar sua saúde agora mesmo

11 poses de ioga para alívio da dor nas costas