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Os probióticos naturais são encontrados no corpo. Na verdade, as pessoas têm mais de 1.000 espécies diferentes de bactérias no intestino , e todos têm uma combinação única de 250 a 500.

O perfil bacteriano de cada pessoa é tão único quanto seu DNA individual. “Aqueles que procuram apoiar o sistema imunológico e saúde digestiva ou que tomou antibióticos recentemente, deve considerar um suplemento de probióticos, de acordo com o nutricionista da Vitamin Shoppe Brian Tanzer , MS, CNS diz.


Você pode querer tomar um probiótico, acrescenta ele, se responder sim a uma ou mais das seguintes perguntas: Tenho problemas digestivos? Tomei antibióticos recentemente ? Sou eu estressado cronicamente ? Eu tenho uma dieta rico em açúcar refinado e carboidratos processados? Tenho problemas imunológicos ou fico doente com frequência?



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Probióticos ajudam equilibrar as bactérias boas e más no corpo. “A proporção entre‘ bactérias boas ’e outras bactérias no corpo é um dos fatores críticos para determinar sua saúde geral”, diz Tanzer. “As bactérias boas [são] essenciais para muitas funções corporais, incluindo o desenvolvimento adequado do seu sistema imunológico e a digestão dos alimentos e absorção de nutrientes . '

O melhor caminho para restaurar bactérias benéficas no intestino é criar acidez, que promove o crescimento de várias bactérias Lactobacillus - aquelas com efeitos benéficos bem conhecidos. Uma maneira eficaz de conseguir isso é tomando suplementos de probióticos.


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Os probióticos não são todos iguais. Um bom intervalo para um probiótico diário pode ser entre 5 e 30 bilhões de Unidades Formadoras de Colônias (UFC), que são usadas para medir a potência dos probióticos, diz Tanzer. As pessoas devem ter três dicas em mente ao escolher um probiótico, segundo ele.


1. Se você está procurando um probiótico para tomar todos os dias , experimente um probiótico multi-cepas. CFUs podem variar de 1 bilhão a 200 bilhões. “A contagem de UFC não é tão importante ao usar um probiótico todos os dias. Comece com 5 a 10 bilhões de CFU e veja como isso funciona para você ”, acrescenta Tanzer.

2. “Se você está apenas terminando um curso de antibióticos e tem problemas digestivos e crônicos problemas imunológicos , procure uma combinação de lactobacilos e bifidobactérias com uma contagem de UFC de pelo menos 30 bilhões. ”

3. Você pode encontrar probióticos em muitas formas - cápsulas, comprimidos, gomas, pós e até mesmo para mastigar. “Os pós são convenientes, principalmente para quem prefere não engolir um comprimido. Mastigáveis ​​e chicletes também podem funcionar bem para crianças ”, diz Tanzer.



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Alguns alimentos que contêm probióticos são lacticínios , Kefir orgânico, chucrute, kimchi, sopa de missô, iogurte e tempeh.

“É melhor adicionar gradualmente alimentos fermentados à sua dieta, pois você pode sentir um pouco mais inchaço do que o normal até que seu corpo e bactérias intestinais se ajustem ”, diz Tanzer.

A melhor hora para tomar um suplemento probiótico é entre as refeições , idealmente de manhã ou à noite, de acordo com Tanzer. Você não precisa tomá-los em forma de suplemento. “Alimentos fermentados podem oferecer benefícios semelhantes aos suplementos, fornecendo mais bactérias boas e apoiando um equilíbrio adequado das bactérias intestinais”, diz ele.



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Um recente estudar sugere que consumir probióticos promove perda de peso e reduz o Índice de Massa Corporal (IMC). Mas isso não foi provado sem sombra de dúvida. “Há muita pesquisa na área de probióticos e do microbioma em geral. O que podemos concluir neste ponto é que as bactérias em nosso intestino desempenham um papel significativo na saúde digestiva e imunológica , com outros benefícios atualmente em pesquisa ”, diz Tanzer.

Uma das áreas que está sendo investigada é o papel do microbioma no nutriente metabolismo e controle de peso . Alguns dados preliminares mostraram que alguns probióticos têm um grande impacto na capacidade do corpo de digerir e absorver nutrientes, e podem influenciar a ingestão de alimentos e peso corporal. “Neste ponto, é muito cedo para tirar conclusões ou fazer recomendações específicas para probióticos e controle de peso”, acrescenta Tanzer.

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