A olímpica Melanie Valerio tem três sugestões vencedorasiStockPhoto / ThinkStock

Para a maioria dos triatletas, a natação é o elo mais fraco de seu repertório. A boa notícia é que, se você melhorar essa parte da corrida, poderá fazer um progresso geral sério. Se você é relativamente novo na natação competitiva, pode aprender a ir mais rápido em um período de tempo relativamente curto - se você se sintonizar com essas verdades da medalhista olímpica de ouro Melanie Valerio (1996, Atlanta, revezamento 4x100 nado livre):

1. Chutar suas costas revela uma infinidade de pecados. Não é incomum para triatletas chutar como se estivessem correndo ou andando de bicicleta, diz Valerio, que tem algumas corridas de Ironman em seu currículo. Como saber se você é um deles: Vire-se de costas e comece a chutar. Se você vir seus joelhos saindo da água, você está nesse grupo. Conserte: seu chute não deve começar com os joelhos; deve começar na sua barriga e você deve usar a perna inteira, diz ela. Para pegar o jeito mais rápido, coloque algumas barbatanas. Use-os para sentir o que você deve fazer, mas faça a maior parte do treinamento sem eles.

2. Aquela que puxar mais água ganha. Nadar com mais rapidez e eficiência não significa mover os braços na água como um moinho de vento, diz Valerio. “Não se trata de quem consegue virar os braços mais rápido. Nadar é uma grande sensação para a água e não tanto movimento. ” Uma maneira de desenvolver uma melhor sensação e eficiência no traçado é colocar as pás, diz ela. “Descubra como lançar sua mão e realmente puxar a água. Pense em pegar a água à sua frente e puxá-la. Assim que chegar ao umbigo, você vai empurrar a água atrás de você. '


3. Nadar mais nem sempre significa nadar melhor.- Você só precisa ir à piscina três dias por semana. A menos que você esteja trabalhando com um treinador ou instrutor, nadar 6 ou 7 dias por semana apenas reforça os maus hábitos ', diz Valerio. 'É como começar a correr. Se eu nunca corri e comecei a correr todos os dias, então, de repente, estou correndo em direção a uma lesão no joelho. ' Se você está nadando muito e não vai a lugar nenhum, pode estar trabalhando nas coisas erradas e vale a pena consultar um treinador para acertar sua forma.