Passamos por estudos científicos e recorremos a especialistas em saúde cerebral para destacar as principais dicas para manter sua mente atenta

Muitas vezes somos lembrados de que aptidão física desempenha um grande papel na saúde geral - e com esse lembrete vêm muitos conselhos - mas e a saúde de nossas mentes?

A saúde do cérebro parece ser uma daquelas coisas sobre as quais as pessoas não falam muito e muitas pessoas nem consideram isso até começarem a ter problemas, mas o melhor curso de ação é tentar prevenir ou retardar o declínio cognitivo. Em outras palavras, em vez de adotar essas estratégias aos 70 anos, você se beneficiaria mais em adotá-las desde o início.


Fizemos estudos científicos e recorremos a especialistas em saúde cerebral para destacar as principais dicas para manter sua mente atenta ao longo da vida. Desde permanecer social até aprender coisas novas - a maioria dessas dicas não são boas apenas para o seu cérebro, mas benéficas para o seu fisica e bem-estar emocional também - mais uma razão para adotar esses hábitos agora.

Coma seus vegetais (e azeitonas)



“Numerosos estudos encontraram aquela maior aderência a um Dieta de estilo mediterrâneo está associado à preservação da saúde do cérebro e diminuição do risco de declínio cognitivo ”, disse o Dr. Brendan Kelley, neurologista da Centro Médico Wexner da Ohio State University e membro do Instituto Neurológico do Estado de Ohio. “Este efeito parece se estender ao longo da vida, e uma dieta de estilo mediterrâneo até foi associada a uma taxa reduzida de declínio cognitivo entre aqueles que já têm deficiência cognitiva (ou mesmo demência).”



Mova mais


É amplamente aceito que o exercício regular é essencial para saúde geral do corpo , mas os benefícios menos conhecidos para o cérebro são igualmente importantes. “O exercício físico regular demonstrou um benefício em vários resultados de saúde, incluindo uma redução amplamente reproduzida no risco de declínio cognitivo e demência”, disse Kelley. “Embora o impacto seja maior para as pessoas que adotam esse hábito desde cedo e o mantêm por toda a vida, estudos têm mostrado é isso nunca é tarde para desfrutar dos benefícios de saúde da atividade física regular. ”

Veja as 8 outras coisas que você deve fazer para manter seu cérebro saudável


Mais leitura:
Alimentos saudáveis ​​que protegem seu cérebro
Como sua saúde digestiva afeta seu cérebro
A maneira cientificamente comprovada de retardar o envelhecimento da mente e do corpo