Um especialista em fisioterapia explica as implicações de mochilas pesadas e como ter certeza de que seu filho tem o peso certo

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Voltar às aulas significa voltar aos livros, o que é ótimo para o cérebro das crianças, mas não tanto para as costas.

De acordo com Academia Americana de Pediatria (AAP), a mochila de uma criança não deve pesar mais do que 10 a 20 por cento do seu peso, mas muitas vezes esse limite é excedido e certamente pode levar a tensões e até ferimentos.


Jaime Quinn (DPT), Fisioterapia Profissional Sócio e diretor clínico regional, NYC, diz que há vários estudos de pesquisa mostrando os efeitos de longo prazo de carregar uma mochila pesada.

“Usar uma mochila pesada por períodos prolongados pode causar tensão excessiva no pescoço, nas costas e nos ombros”, explica ela. “Com o tempo, os músculos podem se cansar e o usuário pode cair em uma postura inadequada, o que pode levar a desequilíbrios musculares, que, se a longo prazo, podem causar aumento do risco de lesões.”


Além disso, Quinn aponta, as crianças que usam mochilas pesadas têm uma tendência a inclinar-se para a frente para suportar o peso, o que implica ainda mais a sua postura . Além disso, para crianças pequenas, mochilas pesadas aumentam o risco de queda.



Claramente, há um punhado de riscos envolvidos em suportar o peso de uma mochila que é muito pesada para uma criança manusear, ainda um estudo de 2002 fora do Texas descobriram que a maioria dos pais (cerca de 96 por cento) não inspeciona o peso das mochilas de seus filhos.

Determinando um peso adequado e evitando dores nas costas
A AAP recomenda que a mochila de uma criança pese não mais do que 10 a 20 por cento do peso corporal, mas de acordo com O jornal New York Times , uma pesquisa recente da Consumer Reports sugere apontar para a extremidade inferior de 10 por cento desse espectro. Quinn concorda.

Também digno de nota, esse mesmo relatório descobriu que meninas e crianças menores podem estar em maior risco de dor nas costas resultante de mochilas pesadas, portanto, para crianças de estatura menor, é especialmente importante encontrar uma mochila que caiba bem.


Quinn também aponta que usuários com excesso de peso têm um risco maior de lesões porque eles já apresentam estresse nos músculos e articulações devido ao excesso de peso.

“É importante garantir que as alças sejam largas, acolchoadas e ajustáveis, para que a mochila caiba bem na criança”, diz Quinn. “A mochila deve ficar perto do corpo e não deve ficar muito abaixo da cintura. O melhor conselho para crianças mais velhas é usar as alças em ambos os ombros e distribuir uniformemente os itens na mochila. ”

O risco de ferimentos aumenta, explica Quinn, quando a mochila é colocada sobre um ombro ou quando a maioria dos itens são embalados de um lado, o que muitas vezes faz com que o transportador se desloque ou dobre para o lado para suportar o peso.

Ela enfatizou a importância de carregar a mochila com as duas alças para distribuir o peso uniformemente sobre os ombros.


“Remover itens desnecessários da mochila diariamente também é fundamental”, acrescentou ela.

Aliviando a tensão no pescoço e no ombro
A prevenção é de extrema importância, mas para crianças que já estão sentindo tensão no pescoço, ombros e costas devido a uma mochila pesada, a Quinn oferece alguns alongamentos e exercícios restauradores que podem ajudar.

“Mochilas pesadas podem fazer com que o usuário se incline para a frente, causando maior tensão na parte inferior das costas”, explica ela. “Isso pode causar uma postura de cabeça para a frente e ombros arredondados, o que pode resultar em músculos peitorais tensos e tensão excessiva na coluna cervical (pescoço). Os alongamentos da armadilha superior e peitoral podem melhorar a flexibilidade desses músculos e prevenir déficits posturais de longo prazo. ”

Quinn também recomenda fortalecimento dos músculos das costas e do núcleo (abdominal) para melhorar a postura e aliviar o fardo de carregar uma mochila pesada por longos períodos de tempo.


“A realização de exercícios como compressão da omoplata e flexão do queixo pode ajudar a reduzir o risco de lesões no pescoço e nos ombros”, diz ela. “Os exercícios que podem ajudar a fortalecer as costas e os músculos centrais são abdominais, tábuas e Supermans. ”

Além de construir a força das costas e do núcleo, Quinn diz que manter a boa forma física geral também é importante para reduzir a tensão do peso da mochila no corpo.

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