Mercúrio, selênio encontrado em cadeias alimentares no rio Colorado

“Embora o segmento do Grand Canyon do Rio Colorado apresente um dos ecossistemas mais remotos dos Estados Unidos, ele não é imune à exposição de produtos químicos tóxicos, como o mercúrio.” Essa é a linha de abertura de um declaração divulgada pelo U.S. Geological Survey e não fica muito melhor a partir daí.

Eles estão se referindo a um estudo que foi publicado recentemente em um estudo em Toxicologia e Química Ambiental . O estudo, liderado pelo U.S. Geological Survey, encontrou altas concentrações de mercúrio e selênio nas 'cadeias alimentares do Rio Colorado', que percorrem o Grand Canyon. Eles também mencionam que essas concentrações de produtos químicos podem 'ser prejudiciais se ingeridas por peixes, animais selvagens e humanos'.

O estudo, que pesquisou seis locais ao longo de quase 250 milhas do rio Colorado, concluiu que a maioria dos produtos químicos vinha de fora dos EUA, por via aérea. O selênio, no entanto, é considerado proveniente de fontes upstream.

“Gerenciar os riscos de exposição no Grand Canyon será um desafio, porque as fontes e mecanismos de transporte de mercúrio e selênio se estendem muito além dos limites do Grand Canyon”, disse o Dr. David Walters, ecologista pesquisador do USGS e principal autor do estudo.

Os tipos de peixes que apresentaram níveis alarmantes de produtos químicos são peixinhos e invertebrados. Mas nem tudo são notícias terríveis; o estudo descobriu que “os níveis de mercúrio na truta arco-íris, a espécie mais comum colhida por pescadores na área de estudo, estavam abaixo do limite da EPA que acionaria recomendações para consumo humano”. Embora eles notem que o número de trutas arco-íris amostradas foi 'relativamente baixo'.

Atualmente não há recomendação contra o consumo humano de peixes na área, mas eles disseram que mais estudos estão planejados para a área.

Mais leitura:
As melhores botas para caminhar no Grand Canyon
Lugares que você precisa ver antes de morrer
Incrível lapso de tempo sobre o Grand Canyon é a melhor coisa que você verá durante toda a semana