a11eb8a837c33ee922f75542cb1fbd42.jpg

Qualquer amante de livros sabe com que rapidez suas estantes podem ficar entulhadas de brochuras enfiadas bem fundo na estante ou empilhadas em torres perigosas no chão. Ter uma casa cheia de livros pode ser maravilhoso, mas chega um ponto em que eles começam a tomar conta.

Existem várias maneiras de organizar sua coleção de livros, mas para ter estantes organizadas, você provavelmente precisará fazer uma seleção e distribuir.

Como decido quais livros manter?

Se você deseja reduzir o tamanho de sua coleção (o que pode ser necessário se você quiser que suas estantes fiquem limpas e organizadas), o primeiro passo é colocar todos os seus livros em um só lugar. Tire-os das prateleiras e das caixas, por mais doloroso que seja. Você pode organizá-los em pilhas ou distribuí-los em uma grande área - a parte importante é que você tenha uma ideia de quantos livros possui e reserve um tempo para considerar se guardará ou doará cada um.

Esta etapa é de longe a mais difícil, então lembre-se de que todos têm uma visão diferente quando se trata de abate. Você não precisa se livrar dos livros - só você pode decidir quando um livro está pronto para sair de sua coleção. Mas quanto mais livros você separar, mais fácil será organizar sua biblioteca.

Duplicados:O lugar mais fácil para começar é rastreando quaisquer duplicatas. Cada leitor tem aquele livro que ama muito e tem quatro exemplares porque não pode deixar de comprá-lo novamente. A menos que você tenha edições especiais ou cópias com valor sentimental, não há razão real para manter duas do mesmo livro. Esta é uma grande oportunidade de transformar seus livros favoritos em presentes para amigos ou família.

Livros para serem lidos:Você pode querer separar seus livros 'lidos' de seus títulos 'para serem lidos'. Dê uma olhada em cada livro e pondere se você realmente conseguirá lê-lo algum dia. Há quantos anos você possui cada livro? Se você não o lê há três anos e não planeja lê-lo em breve, por que se agarrar a ele? Você pode abrir mão de títulos populares não lidos com bastante facilidade, já que provavelmente poderá encontrá-los em sua biblioteca ou em uma venda de livros usados, se tiver vontade de lê-los.

Todo o resto:Você pode separar seus livros em favoritos da infância, séries épicas e clássicos e lidar com cada seção individualmente. Mas, no final das contas, existem duas razões principais para manter um livro: valor sentimental ou capacidade de leitura. Você gosta de olhar para este livro em sua estante e se lembrar de seus personagens, ou do momento em sua vida quando o leu? Você acha que há uma boa chance de você ler novamente? Essas são as duas perguntas-chave a serem feitas ao decidir se um livro deve ficar ou sair.

O que fazer com os livros que saem de sua coleção

Depois de empacotar esses livros, você deve pensar sobre onde gostaria que eles fossem. Alguns podem ser bons presentes, enquanto outros podem ser mais adequados para um depósito de livros ou centro de doações. As bibliotecas públicas costumam ficar sobrecarregadas com doações de livros, mas você pode ligar para a biblioteca local para ver se eles estão interessados ​​em algum ou todos os seus livros.

Como devo organizar minha coleção?

Você deve primeiro considerar se o seu estantes de livros precisa de uma atualização, pois reorganizar sua coleção é um ótimo momento para optar por um conjunto correspondente de estantes.

Depois de posicionar as prateleiras e limpá-las, é hora de arquivá-las. Existem várias maneiras de classificar sua coleção.

Capas duras e brochuras.Dividir suas capas duras e brochuras não só parece bom, mas também economiza muito espaço. Os livros de bolso podem ser empilhados uns sobre os outros ou caber em prateleiras menores. Se você tiver um grande número de livros para o mercado de massa, pode querer separá-los também.

Gênero.Se você realmente está indo para uma sensação de 'biblioteca', você pode querer separar seus clássicos, não-ficção, infantis e livros de gênero. Isso permite que você navegue em seus livros por categoria. Se você mantém seus livros em salas separadas, pode até colocar gêneros diferentes em áreas diferentes da sua casa. Você também pode querer manter seus livros não lidos em uma prateleira separada para que você possa acompanhar seu progresso de leitura.

Quando se trata de prateleiras, empilhar seus livros colocando-os de lado pode maximizar o espaço disponível. Alternar entre prateleiras verticais e horizontais pode parecer muito bom também. Para tornar sua biblioteca fácil de navegar, você deve colocar seu livro em ordem alfabética por autor ou por título.

A lista de compras do colecionador de livros

Um leitor de código de barras : Ao arquivar seus livros, você pode criar um inventário atualizado usando um leitor de código de barras.

Estantes dobráveis : Ótima opção para quem se desloca com frequência, pois são fáceis de arrumar e transportar.

Bookends : Se você tiver algum espaço extra em suas prateleiras, você vai querer alguns pares de suportes para livros. Os suportes para livros também são uma ótima maneira de facilitar a reorganização de suas estantes à medida que você adquire novos livros, pois eles significam que você não precisa mudar as estantes com tanta frequência.

Peter McPherson é redator do BestReviews. BestReviews é uma empresa de análise de produtos com uma missão singular: ajudar a simplificar suas decisões de compra e economizar tempo e dinheiro. BestReviews nunca aceita produtos gratuitos de fabricantes e compra todos os produtos que analisa com seus próprios fundos.