Cidade pré-hispânica de Chichen-Itza

Um dos locais sagrados maias mais importantes na península de Yucatán antes da chegada dos invasores toltecas no século X. Considerado um dos exemplos mais importantes da civilização maia-tolteca antes de seu abandono no século XV.

# 10 Irã

Meidan Emam, Isfahan

O xá Abbas, o Grande, construiu esta praça no início do século 17 no coração de sua nova capital persa, Isfahan, então uma das maiores cidades do mundo. Palácios e mesquitas são ligados por uma série de arcadas de dois andares altamente decoradas que testemunham a riqueza da vida social e cultural safávida.

# 9 Reino Unido

Stonehenge

O antigo santuário de Stonehenge em Wiltshire, no sul da Inglaterra, remonta aos tempos do Neolítico. Os estudiosos debatem seu significado religioso, social e astrológico, mas concordam que, com seus enormes menires, sofisticados anéis concêntricos de megálitos e cemitérios, Stonehenge é um dos monumentos pré-históricos mais importantes do mundo.

# 8 Índia

Taj Mahal

Construído entre 1631 e 1648 pelo imperador mogol Shah Jahan, este imenso mausoléu de mármore branco em Agra é uma das obras-primas da arquitetura muçulmana na Índia. O mármore branco puro brilha suavemente em rosa ao amanhecer e vermelho ardente no final do dia, mas assume um brilho prateado etéreo ao luar.

# 7 Japão

Monumentos históricos da antiga Nara

A capital do século VIII imperial do Japão reuniu as raízes culturais chinesas e coreanas a partir das quais a arte e a arquitetura japonesas se desenvolveram. A própria cidade foi planejada de acordo com os princípios geomânticos chineses. Seus templos e santuários sobreviveram à partida da administração imperial para Nagaoka em 784.

# 6 Alemanha

Margravial Opera House Bayreuth

A Opera House em Bayreuth é o único auditório sobrevivente onde uma audiência de 500 pode ouvir ópera barroca da corte com a mesma acústica de quando a casa foi inaugurada em 1750. Uma casa de ópera em um espaço público, não um palácio, ela prenunciou a ópera pública casas do século XIX.

# 5 México

Cidade pré-hispânica de Chichen-Itza

# 4 França

Catedral de Chartres

A catedral de Notre-Dame de Chartres dos séculos 12 a 13 é o ponto alto da arquitetura gótica francesa. Um dos destinos turísticos mais visitados da França, é notável pelos vitrais e arcos de entrada ornamentados, onde 'o pensamento medieval se torna visível'.

# 3 Itália

Centro Histórico de Roma

Sucessivamente a capital da república romana, depois do império e depois do mundo cristão, Roma é o lar de alguns dos monumentos mais icônicos da antiguidade, como o Coliseu e o anfiteatro elíptico no centro da cidade.

# 2 Espanha

Centro Histórico de Córdoba

Córdoba floresceu como um centro artístico e intelectual após a conquista dos mouros no século 8, quando inúmeras mesquitas, palácios e prédios públicos foram construídos para rivalizar com os esplendores de Constantinopla, Damasco e Bagdá. No século 13, Ferdinand III converteu a Grande Mesquita da cidade em uma catedral.

# 1 China

Palácio Imperial, Pequim

A sede do poder supremo do século 15 ao 20, a Cidade Proibida é um testemunho físico do poder e da civilização das dinastias Ming e Qing no final da China feudal.