Um estudo recente aponta o exercício como uma forma de melhorar a função cerebral em indivíduos mais velhos

É amplamente conhecido e aceito que o exercício regular ajudará a manter a força, resistência e contribuir para preservar a saúde geral - mas e quanto saúde mental ? Existem muitos programas por aí para envolver a mente, várias estratégias para manter o cérebro afiado - especialmente em indivíduos mais velhos - mas muitos deles parecem estar funcionando do lado errado. E se alguns minutos de exercício físico pudessem manter o corpo e a mente funcionando bem?

Pesquisa publicada recentemente de University of Kansas Medical Center sugere que o exercício pode de fato melhorar a função cerebral em pessoas mais velhas. Há anos, os pesquisadores estudam a relação entre o exercício físico e a saúde do cérebro e este estudo foi elaborado para determinar a 'quantidade ideal de exercício necessária para obter benefícios para o cérebro'.


Ao longo de um ensaio clínico de seis meses, realizado com indivíduos saudáveis ​​com 65 anos ou mais (e que não apresentavam problemas cognitivos), os indivíduos foram colocados em um dos quatro grupos. O grupo de controle não teve nenhum exercício monitorado, um grupo se exercitou por 150 minutos por semana, outro grupo se exercitou por 75 minutos por semana e o grupo final se exercitou por 225 minutos por semana.

A boa notícia é que cada grupo que se exercitou viu algum benefício mental e, quanto mais exercícios, maior o benefício. Os pesquisadores descobriram as melhorias mais distintas no 'processamento visual-espacial' ou na 'capacidade de perceber onde os objetos estão no espaço e a que distância estão uns dos outros'. Os grupos de exercícios também experimentaram “um aumento em seus níveis gerais de atenção e capacidade de concentração”.


Embora aqueles que se exercitaram por mais tempo tenham visto maiores benefícios, os pesquisadores notaram que a intensidade do exercício parecia ser mais importante do que o tempo gasto.



'Para melhorar a função cerebral, os resultados sugerem que não é suficiente apenas fazer mais exercícios', disse o Dr. Eric Vidoni, principal autor do artigo da revista. Notícias do KU Medical Center . 'Você tem que fazer isso de uma forma que aumente seu nível geral de condicionamento físico.'

Há mais pesquisas a serem feitas sobre o assunto de exercícios e saúde cerebral, mas esses resultados são encorajadores e apenas mais um motivo para indivíduos mais velhos para se manterem ativos .

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