Por que este equipamento de ginástica não o ajudará a agachar melhor

Agachado no Smith Machine ; é uma ofensa que muitos treinadores consideram ainda pior do que fazer cachos na prateleira de agachamento . Não apenas porque ocupa desnecessariamente uma peça do equipamento que você não precisa para completar o exercício, mas, mais importante, porque torna o exercício muito menos eficaz e pode até causar lesões.

Veja também: A etiqueta de A a Z da Academia

Kelvin Gary, um personal trainer certificado pela NASM e proprietário da Body Space Fitness na cidade de Nova York, diz que a Smith Machine vaiabsolutamente nãofaça seu agachamento melhor. Na verdade, ele diz que pode discursar continuamente sobre como isso pode prejudicar o desempenho de várias maneiras diferentes.


“Recentemente, quando eu estava terminando uma série de fileiras de corpos na máquina do ferreiro, um jovem se aproximou de mim e disse: 'Ei, não é para isso que essa máquina serve.' . Ele disse: ‘É para melhorar o seu agachamento e supino’. Como você pode imaginar, minha cabeça quase explodiu ”, disse Gary.

Sua resposta estendida a esse usuário desinformado da academia incluiu as três razões a seguir pelas quais você nunca deve agachar (ou supino) na Smith Machine.


1.) Ele tira a necessidade de estabilizar.
Um dos melhores benefícios do agachamento é que, além de envolver os grandes grupos musculares da parte inferior do corpo (quadríceps, isquiotibiais, glúteos), ele também ativa músculos estabilizadores menores, como os abdominais transversos, abdutores e adutores. Quando você agacha na Smith Machine, o movimento se torna muito mais rígido e diminui a necessidade de ajuda desses grupos musculares menores.



2.) Ele força você a seguir um caminho que pode não ser o certo para você.
Outra coisa excelente sobre o agachamento é que é um exercício extremamente funcional, o que significa que se traduz em ajudá-lo a realizar os movimentos diários, como sentar e levantar. Embora esse movimento seja geralmente o mesmo para todos, ele também varia ligeiramente de pessoa para pessoa com base em diferentes níveis de flexibilidade e outras pequenas diferenças anatômicas. Como mencionado acima, a Smith Machine torna os exercícios de agachamento e supino mais rígidos, tirando a capacidade de modificar o exercício de acordo com as necessidades pessoais e restringindo a liberdade de mover o corpo naturalmente.

3.) Ele esconde questões em seus padrões de movimento que podem precisar ser tratadas.
Como acabamos de dizer, a Smith Machine restringe a liberdade de seu corpo se mover naturalmente. Se acontecer de você ter um problema (glúteos fracos, isquiotibiais tensos, etc.), seu padrão de movimento natural irá expor o problema. Se você apenas agachar na Smith Machine, esses problemas podem passar despercebidos e, quando não resolvidos, podem causar lesões.

“Da próxima vez que você pensar em usar a máquina de ferreiro, perceba que não está fazendo um favor a si mesmo ao carregar o peso e fazer uma série de agachamentos”, diz Gary. “Use um rack normal, abaixe o peso se for necessário, faça direito e construa a partir daí.”


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