Shutterstock

Muitos medicamentos comuns têm a capacidade de causar sensibilidade ao sol e ao calor em alguns indivíduos. Queimadura de sol e tonturas estão entre os efeitos colaterais mais comuns.

MedicineNet.com explica que podem ocorrer reações fototóxicas e fotoalérgicas. Reações fototóxicas podem ocorrer horas após a exposição ao sol. A droga pode ser ativada pela luz solar e causar dano à pele . As reações fotoalérgicas podem ocorrer após alguns dias de exposição ao sol. Isso ocorre devido à exposição ultravioleta, pois muda a estrutura da droga para que o sistema imunológico do corpo o vê como um invasor. Em última análise, isso causa inflamação da pele nas áreas expostas ao sol.

*Relacionado: 15 exames médicos que podem salvar sua vida

Existem medicamentos controlados para pessoas que sofrem de acne, alergias , depressão, artrite ou hipertensão. Mas é importante saber que, na maioria dos casos, existem outras opções disponíveis para você escolher.

Antes de tomar seu medicamento, é importante verificar com seu médico. Pergunte a ele quais são os efeitos colaterais e se é a opção mais segura para você individualmente, porque nem todos os indivíduos têm as mesmas reações a medicamentos . O que uma pessoa pode considerar seguro, outra pode descobrir que a está colocando em risco.

Medicamentos que o tornam sensível ao sol e ao calor

Tratamentos de acne

Shutterstock

Tretinoína é um medicamento usado para tratar acne . É aplicado diretamente na pele, geralmente uma vez ao dia. Diz-se que causa sensibilidade ao sol. De acordo com para Drugs.com, “Em alguns estudos com animais, a tretinoína demonstrou causar o desenvolvimento de tumores de pele mais rapidamente quando a área tratada é exposta à luz ultravioleta (luz solar ou luz solar artificial de uma lâmpada solar).” Outros efeitos colaterais que podem ocorrer incluem descamação, vermelhidão e secura da pele.

Medicamentos para alergia

Shutterstock

[Relacionado: Remédios caseiros para alergias ] A prometazina é um medicamento usado para tratar os sintomas de alergia - espirros, coceira e coriza. É aconselhável evitar exposição ao sol enquanto estiver tomando este medicamento. Isso pode fazer com que você queimar-se mais facilmente . Difenidramina é outro medicamento usado para tratar alergias, bem como enjôo e certos sintomas da doença de Parkinson, de acordo com para Drugs.com. É aconselhável evitar o calor, pois este medicamento pode causar tonturas ou sonolência.

Antidepressivos

Shutterstock

[Relacionado: 7 remédios naturais para estresse e ansiedade ] Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico; é aconselhável evitar a exposição ao sol porque pode causar queimaduras solares mais facilmente. Doxepin é outro medicamento usado para tratar ansiedade e depressão, diz-se que causa sensibilidade ao calor e ao sol.

Medicamentos para artrite

Shutterstock

Naproxen é um medicamento que ajuda a reduzir a inflamação e dores no corpo; é comumente prescrito como medicamento para artrite. Piroxicam é outro medicamento usado para reduzir as substâncias no corpo que causam dor e inflamação, Drugs.com diz . Indivíduos que tomam esses medicamentos devem evitar o sol devido aos avisos de sensibilidade ao sol. Eles também devem evitar beber álcool e tomar asprina.

Medicamentos para hipertensão

Shutterstock

Timolol é comumente usado para tratar hipertensão . Drugs.com diz , pode causar efeitos colaterais que prejudicam seu pensamento ou reações. Portanto, é aconselhável ficar longe do calor, pois o calor pode deixá-lo cansado e esse medicamento pode prejudicar sua capacidade de ficar acordado e alerta. Outros efeitos colaterais que podem ocorrer incluem desmaios, batimentos cardíacos irregulares, náuseas, ansiedade e insônia.

Mais leituras

Câncer de pele: o que você precisa saber e como se proteger

10 coisas que estão danificando sua pele

11 maneiras fáceis de cuidar da sua pele neste verão