Lavado ao mar, ele sobreviveu a picadas de água-viva, pássaros furiosos e desidratação

O surfista Brett Archibald está seguro. Ele foi encontrado na noite de quarta-feira, tendo sobrevivido mais de um dia sozinho à deriva no Oceano Índico, sem nada a que se agarrar, exceto a esperança de resgate.

Dois dias antes, ele e um grupo de amigos haviam deixado o Porto Padang de Sumatra para as Mentawais - uma cadeia de ilhas que abrigam algumas ondas de surfe famosas - a bordo doDragão do mar, um barco de surf charter, por volta das 18h. Eles jantaram e se retiraram para suas cabines, enquanto, do lado de fora, o mar agitado pela tempestade balançava e balançava o barco violentamente.

De manhã, por volta das 8h, o sul-africano de 50 anos estava visivelmente ausente quando o grupo se reuniu na cozinha para o café da manhã. O último passageiro a bordo a vê-lo, JM Tostee, relembrou os eventos da noite anterior. “Brett estava muito enjoado na noite passada durante a tempestade”, disse Tostee. “Achamos que ele deve ter caído no mar ao adoecer no convés enquanto todos dormiam.”

As férias de duas semanas de surfe, sol e pesca do grupo de repente se transformaram em um pesadelo, e oDragão do mardeu meia-volta para refazer sua rota e procurar Archibald. Uma banda de barcos particulares de surfe na área, junto com as autoridades indonésias locais, rapidamente se espalharam pelo Estreito de Mentawai para ajudar a encontrá-lo.

Depois de extenuantes 27 horas de flutuação na água (ele diz que quase se afogou oito vezes diferentes), sofrendo várias picadas de água-viva e gaivotas de batalha que pareciam atacar seus olhos, Archibald foi encontrado vivo a 12 milhas da costa leste da Ilha de Sipora pelas ondas cartaBarrenjoey.

A esposa de Archibald, Anita, que estava sofrendo com a provação na África do Sul, foi notificada de sua segurança e falou com ele por telefone algumas horas depois. De acordo com Craig Lambinon do National Sea Rescue Institute da África do Sul, “Brett disse (Anita) que quer terminar sua viagem de surf antes de voltar para casa, e que ele não voou todo esse caminho [apenas] para navegar na água por 27 horas. ' Épico.

Através daStab Magazine.