Cerca de duas horas por semana de treinamento de resistência pode reduzir o risco em 40 por cento

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Diabetes, a sétima causa de morte nos EUA, não é uma doença de açúcar no sangue. Se fosse esse o caso, e comer muito doce causou a doença, então todas as crianças terão.

Diabetes é uma doença da insulina, um hormônio que o pâncreas produz para ajudar o corpo a usar o açúcar (glicose) dos carboidratos dos alimentos para obter energia ou armazená-los para o futuro.


Mais de 29 milhões de americanos, ou 9,3 por cento da população, têm a doença, de acordo com o American Diabetes Association . Cerca de 8 milhões deles não são diagnosticados. Outro milhão e meio de pessoas no país são diagnosticadas todos os anos.

Esforços de prevenção geralmente tem sido focado em perdendo peso , permanecer fisicamente ativo e comer saudável . Você pode adicionar levantamento de peso a essa lista.


PARA estudar por Harvard e a University of Southern Denmark sugere que 'homens que fazem musculação regularmente - por exemplo, por 30 minutos por dia, cinco dias por semana - podem ser capazes de reduzir o risco de diabetes tipo 2 em até 34 por cento.'



Treinamento de força é uma das maneiras mais eficazes de recuperar ou aumentar a sensibilidade à insulina e reverter a resistência à insulina. “Tudo isso se resume à capacidade do corpo de transportar glicose para as células a serem usadas”, Jason Chirichigno, MD da Um Grupo Médico em Los Angeles, diz. “Tanto o treinamento com pesos como atividade física estimular as vias de sinalização molecular que levam a glicose para a célula ”, acrescenta. “O segundo problema com diabetes tipo 2 (resistência à insulina) fora dos problemas metabólicos é o estado pró-inflamatório do corpo, que mais uma vez interfere na capacidade do corpo de colocar a glicose nas células. Treinamento de resistência demonstrou aumentar os transportadores que carregam a glicose. ”

É por isso que combinar musculação e exercícios aeróbicos - corrida , breve passeio , correr - pode ser capaz de reduzir o risco até 59 por cento, de acordo com o mesmo estudo.

O glicogênio é armazenado no tecido muscular e no fígado. Basicamente, à medida que envelhecemos, o que vem com a perda de massa muscular ( especialmente para mulheres ), perdemos o tecido eliminador de glicose. Portanto, quanto mais músculos temos agora, mais temos à medida que envelhecemos. Isso não quer dizer que você tenha que se parecer com um fisiculturista.


“Basicamente”, diz o Dr. Chirichigno, “quanto mais gordura (tecido adiposo) tivermos, mais inflamação teremos, maior será a chance nós somos sedentários e é menos provável que faça exercícios ”. O que importa mesmo é fazer o exercício e não necessariamente ser muito musculoso, acrescenta.

Em geral, você não quer armazenar açúcar, você quer que seja usado, diz o Dr. Chirichigno. O treinamento de força ajuda com isso. “Quanto mais fazemos, melhor nosso corpo processa a glicose.”

Mas quanto? Um estudo recente disse que havia uma diminuição significativa no risco de desenvolver diabetes quando as pessoas faziam pelo menos 1,5 hora por semana. Pelo menos isso e muito mais poderia tornar a vida muito melhor, diz o Dr. Chirichigno.

Mulheres que fizeram mais de 150 min / semana de exercícios de fortalecimento muscular, exercícios de condicionamento muscular de baixa intensidade ( ioga e tonificação ) e atividade física aeróbica moderada e vigorosa tiveram risco 40% menor de desenvolver diabetes do que as mulheres que não praticavam exercícios dessa forma.


“Não só o treinamento de força e exercícios cardiovasculares melhoram nossa sensibilidade à insulina, como diminui nosso risco de doença cardiovascular, diminui nosso risco de demência, diminui o risco de quedas, melhora o humor , a lista é longa e totalmente positiva. ”

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