Como mudar com segurança para um passo extremamente naturaliStockphoto / ThinkStock

Se você foi a uma corrida de trilha ou mercearia orgânica no ano passado, viu os sapatos. Você conhece aqueles. Sapatilhas. Eles estão por toda parte, segregando os dedos dos pés em uma mistura fora de moda de meias Aqua e algum tipo de luva de proteção sexual para fetichistas de pés. Se você ainda não está usando um par, provavelmente já se perguntou: por que essas camisinhas coloridas estão cobrindo os pés de nossa nação?

Christopher McDougall Best-seller de, Nascido para correr , oferece a seguinte explicação: A humanidade nunca foi feita para correr com sapatos. É por isso que certas culturas - os quenianos e os índios Tarahumara do México - se destacam tão naturalmente na corrida sem lesões, enquanto os americanos, com todo o nosso design de calçados sofisticados, parecem não conseguir acompanhar. Corremos há séculos, mas apenas amarrando Nikes desde os anos 1970. E agora enfrentamos fascite plantar e problemas nas costas por adaptar nosso passo às almofadas pesadas dos tênis modernos.

Tão convincente é a evidência de McDougall, você pode ficar tentado a abrir mão de seus calçados usuais para ver o que a corrida minimalista pode fazer por você. Mas antes de lançar seus chutes extravagantes, considere estas dicas sobre como fazer a mudança:


1. Saiba que correr descalço não é para todos. Há muitas evidências a favor e contra isso, e é importante que você considere suas opções antes de se tornar um 'Hobbit do esporte' e se arriscar a se machucar.

2. Se você decidir dar o salto - ou pequenos passos trolls, conforme o caso - você vai querer começar com sapatos minimalistas para proteger seus pés. Vibrams são as mais estabelecidas, mas certamente não são a única marca disponível. Merrell e Novo balanço faça estilos populares que não colocarão seus dedos do pé em quarentena, e Nike Frees servem como uma etapa intermediária entre o calçado mínimo e o normal.


3. Agora tente andar com os sapatos por alguns dias. Você precisará adquirir força nos pés e imunidade para ser questionado por estranhos. Se você sentir tensão em seus arcos ou panturrilhas, alongue-se.



4. Quando estiver pronto para correr, certifique-se de colocar o antepé (ou meio pé) para baixo antes do calcanhar. Imagine uma majestosa gazela e concentre-se em pousar suavemente. Pode levar algum tempo para aumentar a força das panturrilhas, portanto, comece correndo um quarto de milha a cada dois dias. Depois de uma semana, tente meia-milha antes de trabalhar até a milha completa. A pior coisa que você pode fazer é exagerar cedo demais.

5. Se você sentir dor, pare. Não tenha medo de voltar para seus tênis velhos ou mesmo alternar para frente e para trás - o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para todos.

Depois de se adaptar, aproveite a emoção leve da corrida minimalista. Sapato macio pela cidade. Seja livre. Mas lembre-se sempre: não importa o quão confortável sejam seus novos Vibrams, sob nenhuma condição a sociedade aceite-os no tapete vermelho .