Um médico avalia os alimentos mais comprovados para apoiar e proteger a saúde do seu cérebro

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Você já parou para pensar em como os alimentos que ingere podem afetar seu cérebro?

Muitos de nós sabemos que certas gorduras fornecem benefícios para a saúde do coração ou aquilo a proteína é importante para construir e manter a massa muscular , mas os benefícios que nosso cérebro adquire ao comer alimentos nutritivos não são discutidos com tanta frequência.


Saber quais tipos de alimentos ajudam a apoiar e proteger seu cérebro é muito importante, embora - e especialmente quando se trata de ser proativo na prevenção da depressão, doença de Alzheimer e até câncer.

Por exemplo, um estudo recente publicado no jornalAlzheimer e demência: The Journal of the Alzheimer’s Associationdescobriram que o que os pesquisadores apelidaram de dieta “MIND” - ou dieta “Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay” - pode ter a capacidade de reduzir significativamente o risco de uma pessoa desenvolver Alzheimer.


De acordo com pesquisadores da Rush University, onde o estudo foi realizado, a dieta MIND combina alimentos de ambos os Mediterrâneo e DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) dietas, que foram associadas a um risco reduzido de doenças cardíacas incluindo hipertensão, ataque cardíaco e derrame.



A autora principal do estudo, a epidemiologista nutricional do Rush Martha Clare Morris, Ph.D. disse que, assim como acontece com as doenças cardíacas, os cientistas acreditam que muitos elementos diferentes - incluindo fatores comportamentais, ambientais e genéticos - provavelmente contribuem para a doença de Alzheimer, mas essa dieta provavelmente desempenha um papel significativo.

“Com o início tardio [Alzheimer], com esse grupo de pessoas mais velhas, os fatores de risco genético são um pequeno pedaço da imagem”, disse Morris. “Estudos anteriores produziram evidências que sugerem que o que comemos pode desempenhar um papel significativo na determinação de quem tem [Alzheimer] e quem não.”

Então, quais alimentos têm mais probabilidade de ajudá-lo a manter um cérebro saudável?


Para ajudar a destacar alguns dos alimentos mais amigáveis ​​ao cérebro e seus benefícios, recrutamos o Dr. Michael S. Fenster, M.D., cardiologista intervencionista certificado pelo conselho e autor de A falácia das calorias: por que a dieta ocidental moderna está nos matando e como evitá-la .

Ele considera os seguintes alimentos saudáveis ​​(muitos dos quais fazem parte da Dieta MIND) alguns dos melhores para apoiar a saúde do cérebro e manter uma função cognitiva excelente por toda a vida.

Vegetais crucíferos


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“[Isso] inclui brócolis, couve-flor, couve, repolho, couve chinesa e couve de Bruxelas”, disse Fenster. 'Esses vegetais são fontes ricas em minerais, vitaminas e muitos fitoquímicos importantes; especialmente muitos compostos contendo enxofre. Como tal, eles ajudam nosso corpo a lidar com o estresse oxidativo, fornecendo uma fonte natural de antioxidantes. Isso resulta em um risco menor de câncer, bem como em um benefício cardiovascular significativo. O resultado final é uma redução nas condições que afetam a função cerebral, como derrame. ” Fenster explicou que as dietas ricas nesses tipos de vegetais foram associadas a menos declínio na memória, atenção e habilidades verbais.


Folhas verdes


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Esta categoria inclui verduras como espinafre, acelga e couve, que Fenster disse que em uma porção de uma xícara fornecem quase 400% da quantidade diária recomendada de vitamina A, além de uma quantidade significativa de vitaminas C, E e ácido fólico. “Estudos têm mostrado que dietas ricas em folhas verdes pode ajudar a proteger contra a demência do tipo Alzheimer ”, disse Fenster. “Por esta razão, as folhas verdes foram um dos dois grupos de alimentos adicionados à dieta mediterrânea tradicional para criar a variante da dieta 'MIND' neuro-protetora.”

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