Funcionários do parque tomaram medidas, exortam os visitantes a manter planos

Mais de 10.000 visitantes do Parque Nacional de Yosemite podem ter sido expostos a uma doença transmitida por camundongos potencialmente mortal conhecida como Hantavírus . Em 30 de agosto, o National Park Service anunciou seis casos confirmados de Síndrome Pulmonar por Hantavírus , contratado por visitantes que permaneceram nos acampamentos de tendas de 'assinatura' em Curry Village . Até agora, duas pessoas morreram e outras quatro adoeceram devido ao surto.

Delaware North Co. , a empresa que administra o Curry Village, contatou as quase 3.000 pessoas que reservaram as cabines entre junho e agosto para alertar os hóspedes sobre sua potencial exposição ao vírus. Como cada cabana pode acomodar até quatro pessoas, o porta-voz do parque, Scott Gediman, disse que até 7.000 visitantes a mais poderiam ter sido expostos, de acordo com uma reportagem da Associated Press .

O Parque Nacional de Yosemite está recebendo mais de 1.000 ligações por dia, muitas de pessoas preocupadas com o risco de contrair a doença. A síndrome pulmonar por hantavírus é fatal em 38 por cento dos casos. Embora o tempo de incubação da doença não seja conhecido com certeza, acredita-se que os sintomas se desenvolvam entre 1 a 5 semanas após a exposição à urina fresca, fezes ou saliva de roedores infectados, De acordo com o CDC . Os primeiros sintomas podem incluir fadiga, febre e dores musculares e progredir para falta de ar e os pulmões se enchendo de líquido.

Para qualquer pessoa com planos de visitar Yosemite, a questão permanece se deve ou não ir em sua viagem. Durante o Dia do Trabalho, alguns hóspedes cancelaram seus planos de hospedagem, enquanto muitas pessoas nas listas de espera agarrou os locais abertos . Funcionários são encorajando as pessoas a manter planos , pois fecharam as 91 cabanas onde o vírus foi identificado e citaram outras áreas do parque que não estão contaminadas.

Mas, não há desculpa para não ser cauteloso e ficar seguro. As recomendações incluem: manter os alimentos em recipientes hermeticamente fechados; tome cuidado para não levantar poeira; mantenha a bagagem fora do chão; evitar o contato com roedores vivos; e entre em contato com a limpeza se encontrar excrementos de roedores ou urina em seu quarto.