A pesquisa confirma que os ácidos graxos ômega 3 em peixes podem aumentar a expectativa de vidaShutterstock

Embora a pesquisa tenha mostrado que os ácidos graxos ômega-3 em peixes podem ajudar a aumentar a memória, diminuir o risco de Alzheimer e diminuir a chance de ataque cardíaco, os pesquisadores sabiam pouco sobre como esses ácidos graxos essenciais influenciam a longevidade geral.

Essa foi a inspiração para um novo estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard e da Universidade de Washington, no qual pesquisadores tentaram descobrir se os efeitos do óleo de peixe no coração poderiam se traduzir em uma vida mais longa. Os resultados foram relatados no jornalAnnals of Internal Medicine.

Para o estudo, os pesquisadores revisaram 16 anos de dados do Estudo de Saúde Cardiovascular de longo prazo do National Heart, Lung and Blood Institute. Isso incluiu informações sobre 2.700 adultos saudáveis ​​com 65 anos ou mais que não tomaram suplementos de óleo de peixe e que participaram de exames físicos regulares, testes de diagnóstico e exames de sangue, bem como questionários preenchidos sobre sua saúde, estilo de vida e histórico médico ao longo do o estudo.


Nas amostras de sangue, os cientistas isolaram os ácidos graxos saudáveis ​​encontrados nos óleos de peixe: ácido docosahexaenóico (DHA), ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosapentaenóico (DPA). Isso mostrou aos pesquisadores quanto peixe cada pessoa comeu.

Entre os participantes, aqueles com níveis mais altos dos três ácidos graxos no sangue tiveram um risco 35% menor de morrer de doenças cardíacas do que aqueles com níveis mais baixos. Cada ácido graxo também teve associações específicas. O DHA foi associado a um risco 40 por cento menor de morte por doença coronariana (uma condição em que o acúmulo gradual de placa nas paredes dos vasos cardíacos resulta em insuficiência cardíaca), o EPA foi associado a um risco menor de ataques cardíacos e altos níveis de O DPA significava que um participante tinha menos probabilidade de morrer de derrame.


Quando os cientistas também consideraram outras causas de morte, os participantes com o nível mais alto dos três ácidos graxos tiveram 27% menos probabilidade de morrer durante o período de estudo e viveram em média dois anos a mais do que os participantes com os níveis mais baixos.



De acordo com os pesquisadores, os resultados destacam como os ácidos graxos ômega-3 podem ser benéficos para a longevidade. Se você ainda não come peixe, não é tarde para começar. O maior benefício dos níveis de ácido graxo ômega-3 foi observado entre os participantes que mudaram de uma dieta pobre em peixes para cerca de 400 mg de óleo de peixe diariamente. Isso equivale a cerca de duas porções de peixe por semana, conforme recomendado nas Diretrizes Dietéticas para Americanos e na American Heart Association.

Se você preferir comer peixe do que tomar óleo de peixe, você deve comer 60 gramas de peixe cozido ou a xícara de peixe em flocos por semana. Os peixes ricos em ácidos graxos ômega-3 incluem salmão, cavala, arenque, truta do lago, sardinha e atum voador.

Através daTempo.