Um especialista em nutrição e perda de peso explica os diferentes tipos de gorduras

De acordo com Dra. Caroline Cederquist , um médico certificado pelo conselho de administração de perda de peso com especialização em nutrição, metabolismo e controle de peso e autor deO Fator MD, muitas pessoas tendem a pensar em gordo - tanto o tipo que armazenamos em nossos corpos quanto os tipos encontrados em certos alimentos - como um termo muito genérico.

Ela diz que em ambos os casos existem tipos diferentes e que compreender o que são e como são diferentes é uma parte importante para manter uma dieta equilibrada, bem como boa saúde e bem-estar geral .

“[Existem] alguns tipos diferentes de gorduras em nosso corpo”, disse ela. 'Branco, visceral e marrom.'


A gordura branca, explicou ela, atua como uma almofada e serve para fornecer um “depósito” para quaisquer calorias extras que consumimos.

A gordura visceral é um tipo de gordura branca encontrada especificamente no abdômen e ao redor de nossos órgãos internos.


“A gordura visceral é a gordura que mais causa Riscos de saúde do excesso de gordura ”, disse Cederquist. “Essa gordura pode secretar hormônios que danificam as membranas celulares e nos fazem ter um problema com a metabolismo e utilização de glicose. ”



E, finalmente, a gordura marrom, de acordo com Cederquist, está presente em pequenas quantidades em nossos corpos e às vezes é chamada de 'gordura mais saudável'.

Ela explicou que os adultos têm alguma gordura marrom, mas está presente principalmente em bebês porque ajuda a mantê-los aquecidos e a produzir energia.

Porque sabemos que a gordura visceral é mais prejudicial à nossa saúde, é importante que vigiemos nosso peso, especificamente por mantendo um tamanho de cintura saudável , por meio de exercícios regulares e dieta alimentar.


Cederquist diz que, assim como existem diferentes tipos de gordura no corpo, os alimentos contêm diferentes tipos de gordura também, e alguns não são tão saudável como outros.

“Nem todas as gorduras são iguais”, explicou ela. “Eles são saturados ou insaturados - a diferença está em sua estrutura química.”

Ela sugere limitar a ingestão de gorduras saturadas porque as qualidades que as qualificam como saturadas são o que permite que sejam depositadas nas artérias, o que pode levar a doença cardíaca e outras complicações relacionadas.

“As gorduras insaturadas são mais Coração saudável e podem até reduzir os níveis de colesterol porque são benéficos, uma vez que são mais utilizáveis ​​pelo seu corpo ”, disse Cederquist.


Para ajudar a identificar os diferentes tipos de gorduras encontradas em certos alimentos, ela compartilhou os seguintes exemplos:

Um café com leite integral contém gordura saturada; abacates contêm gordura monoinsaturada; e nozes contêm gordura poliinsaturada.

A Cederquist recomenda que você incorpore gorduras mono e poliinsaturadas em sua dieta.

“Esses tipos de gorduras mais saudáveis ​​podem ser encontrados em alimentos reais, como abacate, nozes e azeite de oliva”, disse ela. “Um pouco de gordura saturada de queijo, ovos, carne magra e frango pode ser incluído em sua dieta, mas você ainda precisa estar ciente da quantidade que é ingerida.


Seu último conselho dietético: sempre evite gorduras trans e limite a ingestão de gorduras poliinsaturadas provenientes de óleos vegetais, porque são mais frequentemente encontradas em junk food.