11 coisas que você pode fazer para tornar seu metabolismo mais eficiente

De acordo com a Enciclopédia Britânica, seu metabolismo é “a soma das reações químicas que ocorrem dentro de cada célula de um organismo vivo e que fornecem energia para os processos vitais e para a síntese de novo material orgânico”.

Seguindo essa definição, fica claro que o metabolismo é muito mais do que apenas o processo de queimar calorias, que é o que a maioria das pessoas provavelmente se refere quando diz algo como 'Eu quero aumentar meu metabolismo'.

Obviamente, a maneira como o corpo processa os alimentos é um componente do metabolismo, mas também inclui uma longa lista de outros processos biológicos que funcionam em uníssono para garantir que o corpo funcione de maneira ideal.


Então, se você quiser melhorar a eficiência do seu metabolismo, não importa o motivo, além de algumas coisas óbvias como dieta e exercícios, você terá que considerar vários outros fatores, incluindo coisas como o horário das suas refeições e até mesmo sua relação emocional com a comida.

Pronto para aprender como você pode levar seu metabolismo para o próximo nível? Sarah Waybright, uma nutricionista registrada e fundadora da Por que os alimentos funcionam e Lauren Brown, treinadora e nutricionista esportiva primária licenciada para Fitness e saúde equilibrados ambos ponderaram para compartilhar suas principais dicas para aumentar o metabolismo.


Aqui está o que eles têm a dizer.



Coma o suficiente.


Simplificando, se você não comer calorias suficientes para atender às necessidades básicas do seu corpo em uma base regular, você perderá tanto gorduraemassa muscular. E embora perder gordura possa fazer parte do seu objetivo, quando se trata de acelerar o metabolismo, perder massa muscular não é o ideal. Além disso, como aponta Waybright, há certos casos em que comer pouco ou pular refeições pode levar ao ganho de peso. Ela diz que os esforços para restringir as calorias, ignorando o apetite, podem interromper nossos hormônios da fome e possivelmente levar a uma alimentação excessiva mais tarde. “Estudos mostram que pessoas que estão com fome tendem a ser mais propensas a comer junk food com alto teor calórico em vez de fazer escolhas saudáveis, então o esforço inicial para restringir pode sair pela culatra”, diz Waybright.

Jejum intermitente.


O objetivo de jejum intermitente (SE) é manter um “estado de jejum”, o que encoraja seu corpo a usar a gordura armazenada como fonte de energia, em vez da glicose de uma refeição consumida recentemente. Aqueles que seguem um plano IF comem uma quantidade normal de alimentos todos os dias apenas em um período de tempo menor do que o considerado normal. De acordo com Waybright, há muitas pesquisas que apóiam o jejum intermitente como uma estratégia eficaz para perda de peso e gordura. Isso se opõe ao conceito de “modo de fome” ou à ideia de que seu metabolismo ficará mais lento se você deixar muito tempo entre as refeições. Ela explicou que, embora exista algo como 'modo de fome' (em que seu corpo pode reter gordura extra se achar que a comida não estará disponível em breve), ele não será ativado pulando uma refeição ou deixando períodos mais longos entre hora das refeições, e que alimentações menos frequentes não retardarão significativamente o seu metabolismo.

Clique aqui para ver maneiras mais fáceis de aumentar seu metabolismo.


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