Os especialistas explicam o que todas as mulheres devem saber e considerar ao se exercitar durante e após a menopausa

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Quer você já se exercite regularmente ou planeje começar um novo regime de condicionamento físico em breve, como uma mulher que está passando pela menopausa, você provavelmente está se perguntando como, se é que a atividade física pode afetar seu corpo.

A boa notícia é que, embora a menopausa estimule muitas (às vezes drásticas) mudanças no corpo, os exercícios são uma das melhores maneiras de ajudar a manter intactos o seu bem-estar físico e emocional durante a transição.


Karen Giblin, fundadora e CEO da Red Hot Mamas América do Norte , o maior programa de educação sobre menopausa nos EUA e Canadá, diz que as mulheres podem esperar períodos menstruais imprevisíveis, ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor, distúrbios do sono, alterações de memória e secura vaginal.

Além disso, algumas mulheres podem experimentar um aumento de peso e gordura corporal, perda de músculo e uma cintura em expansão (Giblin disse que este sintoma comum às vezes é chamado de “menopô”).


“No entanto, nem todas as mulheres apresentam sintomas, e eles variam entre as mulheres”, observou Giblin.



Para aqueles que experimentam alguns desses efeitos colaterais, no entanto, Giblin diz que incluir exercícios como parte de seu estilo de vida pode ser extremamente benéfico.

“Praticar exercícios regularmente e comer corretamente será um benefício extremo”, disse ela. “Ajudando os ossos, o coração, o peso, o sono e o humor das mulheres. Pode até ajudar nas ondas de calor. ”

Claro, como Giblin recomenda, não importa qual abordagem você adote, é importante consultar seu médico, especialmente se você planeja iniciar uma nova rotina de exercícios.


“É importante que as mulheres reúnam muitas informações, discutam abertamente suas preocupações com seu médico e desenvolvam um plano para cuidar da menopausa, antes que ele se encarregue delas”, disse Giblin.

O fato de você estar lendo isso agora significa que já está na direção certa. Para descobrir o que toda mulher deve levar em consideração sobre os exercícios físicos durante e após a menopausa, consultamos vários especialistas. Aqui está o que eles disseram que você precisa saber.

A menopausa é diferente para cada mulher.


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“As mulheres precisam entender que a menopausa é uma experiência altamente individualizada”, disse Giblin. “A idade média da menopausa é 51, mais ou menos cinco anos. No entanto, a menopausa precoce pode ocorrer devido à remoção cirúrgica dos ovários, radioterapia ou anomalias cromossômicas. ” Dianne Bailey, uma especialista certificada em força e condicionamento e proprietária da A Sala de Aula de Condicionamento no Colorado, trabalhou com muitas mulheres na pré e pós-menopausa e diz que também está passando pela menopausa. “A menopausa pode ter uma definição definida - a interrupção da menstruação por pelo menos 12 meses - mas a expressão da menopausa é diferente em cada mulher”, disse Bailey. “Portanto, a abordagem para cada mulher ainda deve ser em um nível individual.” Ela explicou que, pessoalmente, ela é muito mais capaz do que muitas mulheres de sua idade porque faz exercícios regulares há 20 anos. “Dito isso, é fundamental que todas as mulheres continuem se movendo para permanecer o mais saudável e ativa possível”, acrescentou Bailey. “Se você está ativo antes do início da menopausa, está melhor equipado para continuar e tem potencialmente menos para‘ trabalhar ’durante a menopausa.”


Praticar exercícios antes e depois da menopausa pode ser muito diferente.


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“Saiba que seu corpo estará passando por uma tempestade hormonal”, disse Dr. Denise Jagroo , um dos apenas 200 especialistas em fisioterapia da saúde da mulher no país e autor de 'Sua melhor gravidez. ' “Essas flutuações afetarão como você se sente - física e emocionalmente.” Como você pode lidar com essa “tempestade hormonal”? Jagroo sugere algumas dicas, incluindo aprender a administrar eficazmente o seu estresse, reservando um tempo do seu dia para meditação , ioga , ou exercícios de respiração profunda (ela disse que existem muitos aplicativos que podem ajudar a orientar você com isso), e até mesmo obter uma avaliação de um fitoterapeuta. “Algumas pessoas preferem métodos naturais de equilíbrio em vez da terapia de reposição hormonal”, disse Jagroo. “Médicos da medicina chinesa e fitoterapeutas podem avaliar suas necessidades e recomendar ervas de fácil acesso para ajudar a equilibrar seu corpo. Vale a pena tentar e não parece uma 'receita'. ”

Clique aqui para ver mais sobre o que toda mulher precisa saber sobre exercícios e menopausa.

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