Uma nova pesquisa mostra que o horário das refeições pode influenciar o relógio interno do corpoShutterstock.com

Ainda há um certo debate sobre se o horário das refeições desempenha ou não um papel na regulação do peso.

Alguns argumentam que não importa quando você come, contanto que você não consuma mais calorias do que o seu corpo necessita durante o dia , enquanto outros afirmam que comer depois de um certo tempo é uma maneira infalível de promover o ganho de peso.

A ciência ainda precisa provar uma resposta definitiva de qualquer maneira, mas os resultados de novas pesquisas do Salk Institute for Biological Studies em San Diego aumentam um corpo de evidências que apóiam a última.


De acordo com o The New York Times , a estudo mais recente começou analisando os detalhes da pesquisa de 2012, que examinou dois grupos diferentes de ratos.

Um grupo consumia alimentos ricos em gordura sempre que desejava; o outro grupo seguiu a mesma dieta, mas só foi autorizado a comer dentro de um período de oito horas. Nenhum grupo se exercitou. O que os cientistas descobriram: os ratos que podiam comer quando quisessem ganharam peso e começaram a apresentar sintomas de diabetes, mas os ratos que mantiveram os horários das refeições dentro da janela de oito horas não ganharam muito peso e não mostraram sinais de problemas metabólicos .


Com isso em mente, para o novo estudo, os pesquisadores do Instituto Salk estudaram grupos de ratos machos adultos que foram alimentados com uma das quatro dietas: alto teor de gordura, alto teor de frutose, alto teor de gordura e sacarose e ração regular de camundongo. Cada dieta continha a mesma quantidade de calorias. Semelhante ao estudo anterior, alguns dos ratos foram autorizados a comer sempre que quisessem, mas outros foram limitados a “períodos de alimentação” de nove, 12 ou 15 horas.



O experimento foi conduzido ao longo de 38 semanas e, durante esse tempo, alguns dos camundongos com 'restrição de tempo' foram autorizados a comer sempre que quisessem nos fins de semana, enquanto alguns dos camundongos sem restrição receberam restrições de tempo na metade do estudo .

Os resultados descobriram que os ratos que comeram dentro do período de 12 horas mantiveram pesos corporais saudáveis, mesmo que tivessem sido autorizados a “trapacear” nos fins de semana. A maioria dos camundongos que podiam comer sempre que quisessem tornaram-se obesos e 'metabolicamente doentes'.

O cientista também descobriu que trocar alguns dos ratos de um regime alimentar não restrito para um restrito pareceu ajudá-los a perder parte do peso que ganharam.


O que esses resultados significam, Satchidananda Panda, um professor associado do Salk Institute que supervisionou os estudos, disse ao The New York Times, é que os horários em que consumimos alimentos provavelmente influenciam o 'relógio interno do corpo'. No entanto, ainda não está totalmente compreendidoquãoos padrões alimentares baseados no tempo podem prevenir o ganho de peso e doenças relacionadas.

Embora esses tipos de estudos tenham sido realizados apenas com ratos, Panda disse ao The New York Times que está confiante de que os resultados também se aplicam a humanos.

O que isso significa em termos de Hábitos alimentares saudáveis : conter suas refeições em uma janela de 12 horas (ou menos) a cada dia é provavelmente uma estratégia inteligente de perda e manutenção de peso.