Pode melhorar o desempenho, mas pode ter desvantagens indesejadas

Um suplemento que realmente funciona para aumentar o desempenho de forma consistente é um achado raro. Portanto, quando uma substância como a cafeína funciona rotineiramente, é seguro nas doses prescritas, está prontamente disponível e é, o mais importante, legal, é quase impossível estourar alguns cafeína antes daqueles treinos e corridas difíceis para conseguir uma pequena vantagem. Mas a melhoria do desempenho é sempre uma coisa boa ou tem um custo?

Cafeína em si geralmente melhora o desempenho por meio de dois mecanismos conhecidos, como um Sistema Nervoso Central (SNC) estimulante e aumentando a própria contração muscular. Como um estimulante do SNC, o desempenho é aumentado por meio de alterações na percepção da dor e por um aumento no limiar da dor. Essencialmente, você está afrouxando as cordas do regulador que seu corpo usa para impedi-lo de ir longe demais e fazer a si mesmo mais mal do que bem. A cafeína muda um pouco o equilíbrio, fazendo seu corpo parecer que não está trabalhando tão duro e sendo capaz de mergulhar um pouco mais fundo. Do ponto de vista da contração muscular, a cafeína aumenta a capacidade do próprio músculo de trabalhar por meio da modulação da liberação de cálcio, que é um fator crucial em todo o processo. O resultado final é que funciona! Então, o que há de errado nisso?

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A resposta é nada em curto prazo e se o propósito for uma corrida única que você deseja disputar. O problema com que nos deparamos é que ele pode rapidamente cair no velho slogan “muito de uma coisa boa”. Os mesmos mecanismos que aumentam agudamente o desempenho podem causar estragos em seu corpo se a situação se tornar crônica. Corridas ou treinos pesados ​​também sobrecarregam o CNS. Então, em teoria, se a cafeína está constantemente estimulando o SNC e modulando a resposta do SNC do corpo ao estresse do exercício, então você pode ter um efeito de golpe duplo ao se tornar dependente da estimulação do SNC para realizar um determinado treino. Essencialmente, a ingestão de cafeína se torna a norma, e aquelas salvaguardas que podem dizer a você para recuar para um determinado treino são ignoradas ou abafadas pela felicidade induzida por drogas para o corpo. Fadiga é apenas uma maneira do seu corpo dizer que há algum problema e se você ignorá-lo constantemente, a fadiga crônica pode estar no seu futuro. Um exemplo de como a percepção de fadiga pode ser modulada pode ser visto em estudos que analisam o consumo de cafeína na vida cotidiana . Para quem confia naquele café da manhã todos os dias, a pesquisa mostra que a cafeína da manhã não está realmente fornecendo nenhum tipo de aumento em termos de energia. Em vez disso, a cafeína apenas traz a pessoa de volta ao normal e o cansaço e a fadiga são o resultado da abstinência de não obter aquela dose durante as horas em que dormiram. Essa é uma afirmação muito poderosa se pensarmos sobre como as 'normas' são completamente alteradas pelo consumo crônico de cafeína.

Da mesma forma, o que acontece com seu sistema imunológico quando você consome cafeína e depois vai malhar também é diferente. Pesquisa recente descobriu que a cafeína realmente aumenta a ativação das células NK estimuladas por antígenos, que são as células que regulam sua imunidade inata. Seu sistema imunológico inato é essencialmente a resposta genérica embutida a qualquer número de gatilhos. Isso geralmente é bom, então qual é o problema? A mesma pesquisa descobriram que os outros grandes atores do sistema imunológico - células chamadas células T estimuladas por antígenos - diminuem quando a cafeína e os exercícios são combinados. Essas células são parte do que é chamado de sistema imunológico adaptativo, que é melhor entendido como defensores específicos do sistema imunológico, o que fornece uma resposta específica sob medida. O problema então é que, se você esgotar constantemente seu sistema imunológico adaptativo, a suscetibilidade a doenças, enfermidades ou qualquer outro componente de um sistema imunológico enfraquecido aumentará.


O que nos resta é uma substância que definitivamente melhora o desempenho, mas pode ter algumas desvantagens que a maioria não leva em consideração. Em termos de melhoria de desempenho para sua corrida, acho que a resposta é bastante simples: guarde a cafeína para quando precisar. Não o use em todos os treinos porque, no final, não importa se você atinge sua milha, se repete um segundo mais rápido se a eventual desvantagem for algum tipo de crônica fadiga que volta para te morder. Em vez disso, guarde-o para quando for mais importante: o dia da corrida.



Por: Steve Magness

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Steve Magness treina corredores profissionais ao lado de Alberto Salazar no Projeto Nike Oregon. Ele também mantém o blog ScienceOfRunning.com que é essencialmente um lugar para ele mostrar sua ciência interior e seu nerd para o mundo. Ele possui um melhor de 4:01 para a milha e tem um M.S. em Ciência do Exercício de George Mason University .