O estudo associa pontuações baixas em testes de 'levantar-se sentado' com taxas de mortalidade aumentadas

Para viver uma vida longa e manter uma boa saúde, você deve mexa mais . Isso não é notícia de última hora.

Um crescente corpo de pesquisas indica que períodos prolongados de sentado e um estilo de vida inativo estão associados a uma longa lista de riscos graves para a saúde . Além disso, os exercícios não são apenas importantes para manter um peso saudável, mas também benefícios se estendem a outras áreas de nossa saúde, como nossa pele, digestão e habilidades cognitivas, apenas para citar alguns.

Basicamente, não é surpreendente saber que nossa capacidade de exercício pode estar relacionada à nossa expectativa de vida.


Mas o que é surpreendente é que, embora desafios físicos difíceis, como terminar uma maratona ou levantar pesos pesados, possam indicar que você está em uma forma física excepcional, a simples capacidade de sentar e levantar pode realmente revelar mais sobre sua saúde e bem-estar. Ou pelo menos quanto tempo você viverá.

De acordo com um estudo pelo médico brasileiro Claudio Gil Araujo, os participantes que marcaram menos de oito pontos em seu teste de elevação sentado (SRT) especialmente projetado tinham duas vezes mais chances de morrer nos próximos seis anos em comparação com os participantes que pontuaram mais alto. Ainda mais chocante, aqueles que marcaram menos de três pontos tinham mais de cinco vezes mais probabilidade de morrer nos próximos seis anos quando comparados com participantes que marcaram mais de oito pontos.


O teste, que Araujo elaborou para ajudar a fornecer a seus pacientes uma compreensão mais tangível de sua saúde, funciona assim:

  • Comece a ficar em pé. Deixe um amplo espaço ao seu redor.
  • Sem se apoiar em nada (não use as mãos), abaixe-se e sente-se no chão.
  • Quando estiver totalmente sentado, levante-se, mas tente não usar as mãos, joelhos, antebraços ou os lados das pernas.

O teste é baseado em uma escala de 10 pontos. Se você pode sentar-se sem qualquer ajuda, você ganha cinco pontos. Se você conseguir se levantar sem qualquer ajuda, você ganha outros cinco pontos para um 10 perfeito.

Cada vez que você usa uma mão ou um joelho para obter ajuda, um ponto é subtraído. Metade de um ponto é subtraído sempre que você perder o equilíbrio.

No final do estudo, Araujo e seus colegas concluíram que cada aumento no ponto de teste do SRT equivalia a uma redução de 21% na mortalidade por todas as causas.


É importante notar que Araujo testou apenas adultos com idades variando de 51 a 80 anos, portanto, o teste e os resultados do estudo não se aplicam aos mais jovens da mesma forma. No entanto, isso não significa que todos não devamos considerar nosso nível de condicionamento - especialmente em termos de equilíbrio, flexibilidade e força muscular - como um indicador importante da saúde geral.

Como Revista Discover destacou, Araujo espera que essas novas informações e o teste ajudem os idosos a perceber melhor a importância da prática de exercícios diários e, na maioria das vezes, esse teste é uma nova forma de os médicos avaliarem e ajudarem a motivar seus pacientes.