Você não está sozinho em seus sentimentos de solidão

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A temporada de férias, por mais festiva e alegre que possa parecer, também pode ser um momento estressante . Adicione uma pandemia global que exigiu a separação da família e dos amigos, bem como a alteração ou o cancelamento das tradições anuais, e não apenas esta temporada de férias pode parecer estressante, mas também pode ser solitária e deprimente.

'Eu acho que provavelmente há pessoas que passaram meses sem um high-five, abraço ou beijo na bochecha, e estão começando a perceber o que é não ter aquela conexão física com outras pessoas que amam', diz Dr. JaNaé Taylor, psicoterapeuta licenciado e proprietário e operador dos Serviços de Aconselhamento e Consultoria Taylor. 'Eles podem sentir um vazio ou um vazio.'


Como os casos de coronavírus continuam a aumentar nos EUA, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam que nós substitua nossas grandes celebrações de feriado de alto risco com pequenos encontros que incluem a família e amigos em nossa bolha de distanciamento social. Para alguns, isso pode significar não ver filhos, netos ou irmãos. Para outros, pode significar passar as férias isolados.

E para as pessoas que perderam entes queridos para o vírus, esta temporada de férias será a primeira em que eles não terão essas pessoas à mesa de jantar.


Os efeitos negativos da solidão para a saúde foram comparados a fumar 15 cigarros por dia. Se pensar nas férias o faz sentir-se sozinho, ansioso , triste ou uma combinação dos três, aqui estão algumas dicas de Taylor e de Incia A. Rashid, uma conselheira profissional licenciada da Equipe de Terapia Comportamental Cognitiva do Instituto da Família da Universidade Northwestern, para ajudá-lo a superar esse período.

Entenda que você não está sozinho em seus sentimentos

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Pode parecer redundante, mas talvez uma das piores partes de se sentir solitário é que você também se sente sozinho em seus sentimentos. No entanto, você pode se consolar em saber que não é o único que está lutando contra essa emoção. “Estamos todos nos sentindo sozinhos juntos”, diz Rashid. “Reconheça que todos estão sentindo esse sentimento de perda ou que algo está errado este ano, e saiba que não há problema em se sentir solitário. '

Saiba que não há problema em se sentir sozinho, mesmo que esteja cercado por outras pessoas

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Se você tem se distanciado socialmente com a família ou entes queridos e ainda se sente sozinho, isso não significa que você não ame menos a sua família . De acordo com Rashid, todos nós passamos por um ano tumultuado que nos afetou de maneiras diferentes. “Mesmo se estiver em quarentena com a família, você pode ter uma tradição que gosta de fazer com um grupo de seus melhores amigos e pode não ser capaz de fazer isso”, diz Rashid. “Apesar de tudo, vai haver algo que parece fora do lugar. Esta situação parece diferente para todos, e todos nós podemos estar experimentando uma sensação de perda. ”

Planejar com antecedência

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Ao contrário de outros eventos, os feriados ocorrem na mesma época todos os anos. Taylor recomenda aproveitar esse conhecimento e definir seus novos planos de férias com antecedência. “Sabemos que o feriado está chegando, então há algo que podemos fazer a respeito”, diz Taylor. “Embora você possa não ser capaz de gastá-lo com seus entes queridos, você pode planejar - até certo ponto - algumas maneiras de celebrar, homenagear e homenagear aquelas pessoas que estão perdidas.

Tenha expectativas realistas

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Extravagantes festas de fim de ano e jantares em família estão fora de cogitação este ano. Ser realista consigo mesmo e entender que esse é o caso de quase todo mundo vai ajudá-lo a lidar com as emoções que podem vir com a perda desses eventos, de acordo com Rashid. “Acho que manter suas expectativas realistas sobre o que você pode ou não fazer este ano será um bom lugar para começar”, diz Rashid. “Muitas vezes esperamos que a temporada de férias seja parecida e sentida de uma certa maneira, porque é a isso que estamos acostumados. Por exemplo, [você pode ter] a expectativa de que precisa ter muitos presentes embaixo da árvore ou de ser o anfitrião perfeito para uma festa de Ano Novo. Ambas são ideias que podem não ser realistas para muitos nesta temporada apenas por razões financeiras e de segurança. ”

Seja legal com você mesmo

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Para compensar a falta de presentes ou grandes celebrações, você pode sentir a necessidade de tornar as férias maiores e melhores do que antes para você ou seus entes queridos. No entanto, sua prioridade não deve ser ter a casa mais enfeitada do quarteirão . Você deve cuidar primeiro de si mesmo e de sua saúde mental. “Pega leve consigo mesmo”, diz Taylor. “Não sinta que precisa comprar a melhor árvore de Natal ou ter as melhores decorações. Eu entendo que queremos que esta temporada de férias seja realmente ótima, especialmente considerando o ano que tivemos. Mas, pela mesma razão, você deve dar a si mesmo alguma graça. Entenda que nem sempre é o que parece, mas a maneira como você descobre é o suficiente. ”

Permita-se 'sentir as sensações'

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De acordo com Taylor, a solidão e a dor geralmente andam de mãos dadas. O melhor caminho para lidar com sentimentos de tristeza é permitir-se sentir, em vez de engoli-lo, como uma pílula dura. “O luto é uma daquelas coisas que temos que abraçar porque, se não o fizermos, o luto será um opressor”, diz Taylor. “Se você optar por não se permitir sentir, isso vai acontecer com você. Você vai se encontrar chorando em um espaço onde não se antecipou ou sendo colocado de joelhos onde não pode se mover porque não criou um espaço para você mesmo sentir o desconforto desagradável da tristeza. Você tem que se permitir sentir as sensações. ”

Planeje uma forma de homenagear entes queridos perdidos

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Se você perdeu um ente querido, pensar em comemorar o feriado pode parecer insuportável. Rashid sugere encontrar uma maneira que você se sinta confortável para honrá-los nesta temporada de férias. “Para aqueles que perderam entes queridos no ano passado, sempre recomendo que pensem em maneiras de homenageá-los durante as celebrações de seu próprio feriado”, diz Rashid. 'Isso pode significar que, se você está tendo um jantar de Ação de Graças íntimo com quem está de quarentena, talvez você coloque uma foto emoldurada do ente querido falecido lá. Talvez você cozinhe uma de suas refeições favoritas, ouça suas músicas favoritas ou assista a um de seus filmes favoritos de férias. Até mesmo compartilhar histórias sobre eles faz você se sentir próximo deles. ”

Recrie sua típica celebração de feriado em casa

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O que todos nós podemos sentir mais falta sobre as férias deste ano são os tradições de férias normalmente desfrutamos com amigos e família. Em vez de desconsiderar essas celebrações, Taylor sugere recriar esses momentos especiais em sua própria casa. “Gostaria de me reconectar com as coisas que sua família faz nas férias que você gosta para entrar no espírito natalino”, diz Taylor. “Em sua própria casa, você pode recriar isso. Você pode colocar as decorações que você gosta e colocar sua música. Você pode continuar as tradições que você gosta. Talvez você não tenha todas as pessoas ao seu redor, mas não precisa parar só porque você está sozinho. ”

Começar a cozinhar

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A comida é uma linguagem universal do amor. Cozinhando receitas clássicas com os entes queridos não é apenas uma experiência de vínculo, mas também uma expressão de amor. Encontrar maneiras de incorporar receitas que lembrem você de seus entes queridos em sua celebração de feriado pode ajudar quando você se sentir solitário e com desejo cozinha da vovó . “Talvez haja coisas que você possa incorporar em sua refeição que o façam lembrar de um tempo com a família”, diz Taylor. “Talvez alguém esteja disposto a passar para você aquela receita de macarrão ou bolo. Você pode criar uma tradição em que compartilhe a receita e cozinhe-a juntos no telefone. ”

Encontre uma maneira de se separar

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Todos nós tivemos que encontrar maneiras criativas de manter contato com a família e amigos durante a pandemia . Quer você opte por uma noite de jogo virtual ou pule o telefone na hora do jantar, encontre uma maneira de se separar junto com sua família. “Para aqueles que não podem viajar com segurança para ver a família ou amigos, recomendo tentar pensar em outras maneiras de ambos estarem conectados enquanto estão separados”, diz Rashid. “Isso pode significar ter um feriado virtual em que cada pessoa faz uma refeição semelhante e se diverte em um chat de vídeo. Ou talvez você possa ligar para a família e amigos apenas para ouvir suas vozes. Você também pode assistir a filmes que normalmente assistiria com sua família. ”

Voluntário

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Alguns de nós podem não ter família e amigos para depender desta temporada de férias. Isso está ok. De acordo com Rashid, quando você está se sentindo sozinho, o voluntariado pode ajudá-lo a sentir um senso de comunidade que você pode não ter. “Para aqueles que talvez não tenham nenhum amigo ou família disponível e estejam em quarentena por conta própria, eu diria que tentam encontrar maneiras de se envolver na comunidade”, diz Rashid. “Isso pode significar ser voluntário ou trabalhar com certas organizações que auxiliam na distribuição no Dia de Ação de Graças. Se você é uma pessoa espiritual, tente se conectar com qualquer comunidade religiosa da qual você faz parte, se houver um evento virtual acontecendo. ”

Planeje algo pelo qual ansiar

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Quando você é encorajado a fique dentro de casa e não se socializar, planejar qualquer coisa pela qual ansiar pode parecer uma causa perdida. Mas o planejamento de uma atividade positiva e confiável pode ajudar a dissipar os sentimentos de solidão e inspirar uma nova avenida de alegria neste período de festas de fim de ano. “Ter pequenas coisas para esperar realmente ajuda a combater a solidão que você pode sentir e dá ao seu cérebro algo positivo em que se concentrar”, diz Rashid. “Podem ser hobbies, artesanato ou panificação. Cerque-se de tantas coisas que lhe tragam alegria quanto possível. ”

Faça uma lista de coisas que você pode fazer quando se sentir sozinho

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Antes das festas de fim de ano, Rashid também recomenda anotar uma lista de atividades divertidas que você pode fazer quando estiver se sentindo mais solitário. “Se você está se sentindo deprimido, tenha uma lista de coisas que você pode confiar quando estiver se sentindo sozinho e seu cérebro não permitir que você se concentre no que poderia estar fazendo”, diz Rashid.

Toque seu programa favorito

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Durante as férias, a agitação de uma casa lotada pode ser o que mais o incomoda. Mas, sem ele este ano, você pode perceber como o som de uma conversa o fez se sentir caloroso. Se você estiver sozinho este ano, Rashid recomenda jogando seu programa de TV favorito ou filme em segundo plano durante o dia para recriar essa sensação. “Para meus clientes que estão sozinhos, recomendo fazer um show que eles gostem em segundo plano, para que possam ouvir o diálogo e a familiaridade que os deixam à vontade”, diz Rashid. “Leve um dia de cada vez. Você pode se sentir particularmente solitário um dia e então se sentir feliz por estar sozinho no dia seguinte. ”

Pratique o autocuidado

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Os feriados geralmente são para união. Mas este ano, é fundamental encontrar 'tempo para mim' e praticar o autocuidado para evitar o esgotamento físico e mental que a comemoração deste ano pode causar. “Para todos, eu sempre recomendo certificar-se de que você está praticando autocuidado regularmente”, diz Rashid. “Essa é a chave aqui. Frequentemente, ele monitora quais são suas necessidades e como essas necessidades podem variar. Se você puder estar consciente de si mesmo durante este tempo, cuidando de seu próprio humor e de sua saúde mental preventivamente. ”

Encontre algo que te faça rir

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Você provavelmente já ouviu a frase 'o riso faz bem à alma'. De acordo com Taylor, há verdade nessa afirmação. “Encontre coisas que o façam sorrir e rir [quando estiver se sentindo para baixo]”, diz Taylor. “Sintonize isso.” Esses programas de TV de bem-estar são um bom lugar para começar.

Encontre tempo para descansar

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O pandemia afetou quantos de nós dormimos . Encontrar uma maneira de equilibrar uma rotina de sono saudável aliada à exaustão de formar novos hábitos de vida seguros pode facilmente levar à fadiga. Taylor recomenda encontrar tempo para descansar para ajudar sua mente e corpo. “Acho que as pessoas estão experimentando um nível de fadiga pandêmica além do início do transtorno afetivo sazonal, além do fato de estarmos tão exaustos com o nível de ansiedade que administramos”, diz Taylor. “Estamos tendo que gastar muito tempo entendendo as coisas além de fazer o que tradicionalmente faremos que o descanso é um recurso tão importante para nós agora. Certifique-se de descansar e se dar permissão para descansar. Cochilos no meio do dia são ótimos, contanto que você não esteja abandonando alguma obrigação importante. ”

Não trate os feriados como qualquer outro dia

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De alguma forma, saltamos de março para as férias em um piscar de olhos. Se você está se perguntando para onde o tempo passou, provavelmente você não está sozinho. Mas uma ótima maneira de cuidar da sua saúde mental neste período de festas é fazer com que esses dias especiais sejam diferentes dos demais. “É muito fácil ver - e essa pandemia nos mostrou - que um dia pode sangrar no outro”, diz Taylor. “Acho que é importante para essas festas de fim de ano que você não trate como nos outros dias. Para seu próprio bem e sua saúde mental, faça algo que mostre que este dia é diferente. Talvez você durma até tarde. Você pode comemorar o dia ou até mesmo apenas sua vida e sua saúde. ”

Agende uma sessão de terapia

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Você não precisa esperar até esgotar suas possibilidades para falar com um terapeuta. Rashid recomenda encontrar um terapeuta para expressar suas emoções, sejam elas boas ou más. “Acho que a última coisa que realmente recomendo é marcar uma terapia”, diz Rashid. “É sempre uma maneira fantástica de ter um espaço para se sentir visto e ouvido quando o resto do mundo pode não se sentir assim para você. Eu encorajo todos a se sentirem confortáveis ​​para estender a mão e pedir ajuda. Tem sido um ano especialmente difícil e há alguém esperando do outro lado do seu computador que pode ajudá-lo. ”

Lembre-se de que isso é temporário

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Por mais terrível que a temporada de férias - e mesmo este ano - possa parecer, concentre-se no fato de que o que estamos vivenciando agora não é permanente. “Espero que no próximo ano possamos voltar às grandes celebrações que estamos acostumados a ter”, diz Rasid. “Acho que é um bom lembrete de que, enquanto estivermos em quarentena, COVID é, em última análise, uma coisa temporária. Estamos apenas esperando até termos a chance de voltar ao estado de normalidade. Nesse ínterim, temos que voltar às coisas de que gostamos e coisas que nos fazem sorrir para passar por isso. ” Para obter mais dicas sobre como navegar nas férias durante a pandemia, aqui está como falar com amigos e familiares sobre a participação em reuniões de feriado .

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