Organização sem fins lucrativos de alta tecnologia espera evitar a extinção de grandes árvores e reflorestar o planetaShutterstock

Com cordas, arreios e suprimentos de corte esterilizados, a equipe de geneticistas de árvores do Archangel Ancient Tree Archive ( AATA ) muda-se para o bosque de Redwoods. Eles vieram para coletar amostras de alguns dos maiores e mais antigos seres vivos da Terra, que foram levados à beira da extinção devido à exploração madeireira.

“As pesquisas mostram que cerca de 98% das antigas florestas de sequoias desapareceram, ' diz o cofundador da AATA David Milarch . - Esses estão perdidos. Nós nos movemos para tentar obter a genética antes que ela desapareça da face da terra. '

Milarch ajuda a administrar a organização sem fins lucrativos, cujo processo de preservação é relativamente simples. A equipe recebe indicações de todo o mundo e, após verificar o candidato em potencial, avalia se os genes da árvore seriam uma adição viável e valiosa para seu arquivo em crescimento. Eles só se movem em árvores das quais recebem permissão para colher, e o esforço necessário é considerável, com escaladores mortos subindo centenas de metros para cortar os brotos do topo das árvores.

Depois que a amostra é coletada, geralmente um pequeno ramo, ela será levada a um arquivo onde tratamentos hormonais especiais e controles delicados de temperatura atuam como catalisadores para o crescimento de novas raízes. O maior arquivo da AATA está em Michigan - de onde Milarch é - e atualmente está coletando fundos para abrir um arquivo internacional na Irlanda, bem como um arquivo da Costa Oeste no sul do Oregon.

Ao compilar uma biblioteca viva e propagar novo crescimento, o AATA espera combater o aquecimento global com nova oxigenação e isolamento contra dióxido de carbono - sem mencionar as florestas onde esses bosques antigos existem são algumas das atrações turísticas mais populares e deslumbrantes em nossos parques nacionais ( para nossa caminhada inspiradora em Redwood, Clique aqui .)

“A maioria das pessoas que vêm a um bosque antigo pela primeira vez entram em um bosque e, de repente, ficam muito quietas,” diz Milarch . “Há uma reverência. É como entrar em uma catedral. ”

E hoje, no Dia da Terra de 2013, AATA está realizando totalmente seu potencial para se tornar o Johnny Appleseed moderno do planeta, como sua sequoia costeira clones estão sendo plantados em nove locais em sete países diferentes —Alemanha, Irlanda, País de Gales, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos (Califórnia e Oregon).

Através daTreeHugger.