Uma nova pesquisa revela que o treinamento com pesos pode ser mais eficaz para a redução da cintura Shutterstock.com

Há muitas pesquisas para apoiar os benefícios da queima de gordura levantamento de peso . Mas um novo estudo revelou recentemente que levantar pesos pode ser nossa melhor aposta quando se trata de uma área em que mais lutamos para queimar gordura: nossas barrigas .

Pesquisadores da Harvard T.H. A Escola de Saúde Pública de Chan descobriu recentemente que o treinamento com pesos pode ser o exercício mais eficaz para reduzir gordura abdominal .

De acordo com Harvard Gazette , o estudo liderado por Rania Mekary, pesquisadora da Harvard T.H. Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Chan e publicado em Obesidade , examinou dados do “Health Professionals Follow-Up Study”, que registrou os níveis de atividade física, circunferência da cintura e peso corporal de 10.500 homens americanos saudáveis ​​com 40 anos ou mais de 1996 a 2008.


Mekary e sua equipe se concentraram em analisar os níveis de atividade dos sujeitos para ver quais tipos de exercício tiveram o maior impacto em sua circunferência da cintura ao longo do período de 12 anos.

Os resultados revelaram que, quando comparados com os participantes que aumentaram o tempo gasto em diferentes tipos de exercícios aeróbicos (incluindo trabalho no jardim e subir escadas), os homens que aumentaram o tempo gasto treinando com pesos em uma quantidade semelhante (cerca de 20 minutos por dia) ganharam menos peso na cintura.


“Este estudo ressalta a importância de musculação na redução da obesidade abdominal, especialmente entre os idosos ”, disse Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia do HSPH e autor sênior do estudo no Harvard Gazette. “Para manter um peso e uma cintura saudáveis, é fundamental incorporar o treinamento com pesos com exercícios aeróbicos.”



Claro, muitos praticantes de exercícios estão atrás de um barriga lisa por questões estéticas, mas além de revelar a importância da musculação para a obtenção de um físico específico, pois a gordura abdominal está associado a vários riscos graves para a saúde os resultados também revelam que o treinamento com pesos é uma parte importante da manutenção de uma boa saúde geral.