Como uma boa batida pode aumentar sua velocidade

Alguns corredores super-sérios desaprovam a prática de conectar um par de fones de ouvido antes de pegar a estrada. Seus preconceitos não são sem razão, no entanto. Correr sem música cria uma oportunidade maior para você se conectar verdadeiramente com o esporte: você prestará mais atenção à sua forma, à batida do seu pé e, o melhor de tudo, ao mundo maravilhoso ao seu redor. Sem mencionar que estar mais ciente do que está ao seu redor garantirá melhor sua segurança também.

Por outro lado, há uma grande quantidade de pesquisas que mostram como o exercício, particularmente a corrida, pode ser otimizado quando uma boa batida é inserida na mistura. Você conhece aquela onda de adrenalina que sente quando sua música favorita toca e você mal consegue resistir a cantá-la como se fosse Idina Menzel? Bem, é provável que isso o deixe mais motivado.

1 Estudo de 2013 que se propôs a analisar a sincronização auditivo-motora e o impacto motivacional da música descobriram que a música “com uma batida muito proeminente e consistente” pode encorajar os corredores a se moverem mais rapidamente. “... os estímulos acústicos podem ter melhorado o desempenho de corrida porque os corredores trabalharam mais como resultado de aspectos motivacionais”, concluiu o autor do estudo.


O mesmo estudo também sugere que correr em um tempo específico, por exemplo, combinando seu ritmo com a batida de uma música, pode ajudar a melhorar a economia de corrida. “A batida dos estímulos -que era mais saliente durante a condição do metrônomo- ajudava os corredores a manter um ritmo consistente ao acoplar a cadência ao andamento prescrito”, escreveram os autores.

Em outras palavras, se seu objetivo é atingir um ritmo específico, você pode usar as batidas de suas músicas favoritas para ajudar a definir e manter seu ritmo. A comparação entre as batidas por minuto (BPM) de uma música e o ritmo de uma milha variará um pouco de corredor para corredor, mas a regra geral diz que combinar sua cadência com uma música de cerca de 155 batidas por minuto resultaria em uma média de aproximadamente um ritmo de 9:30 minutos / milha. Cada aumento ou diminuição de cinco batimentos por minuto subtrairia ou adicionaria cerca de 30 segundos ao seu tempo de milha, respectivamente. Você pode usar sites como Song BPM ou jog.fm para descobrir o BPM de suas músicas favoritas.


Portanto, dependendo de seus objetivos e do seu nível de preparo físico como corredor, você pode criar uma lista de reprodução cuidadosamente elaborada que o ajudará a atingir um ritmo perfeito.



Confira os links abaixo para dar uma olhada em algumas de nossas músicas de corrida favoritas e, em seguida, deixe um comentário dizendo quais são suas músicas de treino favoritas!

15 músicas perfeitas para sua lista de reprodução de longa duração
15 músicas perfeitas para sua lista de reprodução de treino de velocidade
Uma trilha sonora para seus próximos 5K
Uma trilha sonora para seus próximos 10K