Prevenir a desidratação, mesmo em climas quentes de verão, é tão fácil quanto preparar com líquidos extras

O clima quente do verão anda de mãos dadas com o aumento da participação em atividades ao ar livre. Infelizmente, também apresenta um risco maior de desidratação. É sempre importante se certificar de que você se hidrata adequadamente, especialmente durante os exercícios, mas à medida que as temperaturas aumentam, torna-se ainda mais crucial.

De acordo com clínica Mayo , quando está calor fora de sua temperatura corporal aumenta e sua taxa de suor aumenta, como resultado, é essencial beber líquidos extras não apenas para repor o que você perde, mas também para baixar a temperatura corporal e manter o volume sanguíneo, a pressão arterial e outros funções fisiológicas que requerem fluidos.

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A quantidade de água necessária para manter a hidratação varia entre os indivíduos. A maioria das pessoas saudáveis ​​pode usar a sede como orientação, no entanto, se você planeja se exercitar ou participar de qualquer tipo de atividade extenuante, não deve esperar para beber até ficar com sede. É importante se hidratar adequadamente com antecedência e durante todo o tempo em que você estiver ativo.

Mayo Clinic recomenda:


“Em geral, é melhor começar a hidratar um dia antes dos exercícios extenuantes. Produzir muita urina límpida e diluída é uma boa indicação de que você está bem hidratado. Antes de se exercitar, beba de 1 a 3 xícaras (0,24 a 0,70 litros) de água. Durante a atividade, reabasteça os líquidos em intervalos regulares e continue bebendo água ou outros líquidos após terminar.

Lembre-se de que beber demais não só pode causar inchaço e desconforto, mas também pode levar a uma condição potencialmente fatal em que o sódio no sangue torna-se muito baixo (hiponatremia). Isso ocorre quando você bebe mais líquidos do que perde com a transpiração. ”

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Embora a sede muitas vezes possa ser um bom indicador de hidratação para muitos, para alguns não será uma medida confiável da necessidade de água do corpo. O melhor indicador sempre será a cor da urina. Um indivíduo bem hidratado produzirá urina clara ou de cor clara. Por outro lado, urina de cor escura geralmente é um sinal de desidratação.


A prevenção é a parte mais importante para evitar a desidratação e certificar-se de que você está preparado com líquidos extras é bastante fácil. No entanto, em caso de emergência, é importante que você seja capaz de reconhecer os seguintes sintomas, que de acordo com a Mayo Clinic são mais comumente associados à desidratação moderada:

  • Boca seca
  • Sonolência
  • Sede
  • Diminuição da produção de urina
  • Incapacidade de produzir lágrimas
  • Pele seca
  • Dor de cabeça
  • Constipação
  • Tonturas ou vertigens

De acordo com a Mayo Clinic, casos extremos de desidratação frequentemente mostram sinais de sede extrema, irritabilidade e confusão, pele muito seca, muito pouca micção (e se houver, será muito mais escuro do que o normal), pressão arterial baixa, batimento cardíaco e respiração acelerados, febre e em casos extremamente graves delírio ou inconsciência.

Alguns outros fatores importantes a serem observados:

  • Quando você transpira, seu corpo perde sais também e eles também precisa ser reabastecido . Isso pode ser feito através da ingestão de bebidas fortificadas com eletrólitos ou alimentos salgados.
  • Além de beber água, também é recomendável que você se mantenha hidratado consumindo alimentos como frutas e vegetais com alto teor de água.
  • As necessidades de fluidos do seu corpo podem aumentar em altitudes superiores a 8.200 pés. Planeje adequadamente ao viajar ou fazer caminhadas para destinos de grande altitude.
  • Evite bebidas com cafeína, que aumentam a produção de urina e, como resultado, podem desidratar você.
  • Evite bebidas alcoólicas, que também aumentam a desidratação.