Nunca é muito cedo para ensinar habilidades sociais básicas. Antes de entrar no jardim de infância, ensine seu filho a dizer “por favor” e “obrigado”, a cobrir a boca ao tossir e a mastigar a comida com a boca fechada. Muito disso pode ser realizado por meio da modelagem dos pais e do reforço positivo.

6 dicas para preparação para o jardim de infância

Setembro é uma época para novos começos e, para alguns jovens, isso significa dar o primeiro grande passo na sala de aula do jardim de infância. Que habilidades as crianças devem ter antes de fazer a importante transição da pré-escola para a escola primária?

Crianças de cinco anos vêm de uma grande variedade de origens. Alguns frequentam creches ou pré-escolas há vários anos e já sabem pintar com os dedos, tesouras, giz de cera e andar silenciosamente na fila. Alguns vêm de ambientes domésticos enriquecidos, onde os adultos os ensinaram a ler, escrever e amarrar os sapatos. Um pequeno grupo de crianças chega ao jardim de infância com pouca preparação, nunca tendo segurado uma tesoura ou um lápis na vida. Alguns podem nem saber o sobrenome.

Aqui estão algumas dicas que você pode usar para ajudar seu filho a se preparar para o jardim de infância antes mesmo de colocar os pés na escola.

Ofereça uma grande variedade de experiências

Os bebês começam a aprender sobre o mundo por meio de informações sensoriais desde o momento em que nascem. Vistas, sons, texturas, sabores e cheiros ajudam as crianças a formar conexões no cérebro que servem de base para todo novo aprendizado. Proporcione ao seu filho uma grande variedade de experiências: ir ao parque, visitar o zoológico, explorar museus, fazer caminhadas na natureza. Fale sobre o que você vê e incentive seu filho a fazer perguntas.

Incentive a independência

Incentive seu filho a se vestir sozinho, usar o banheiro por conta própria, fazer seu próprio lanche e tirar e vestir o casaco. Pratique amarrar sapatos, casacos de zíper e abrindo recipientes em casa para que ele possa lidar com esses tipos de habilidades independentemente quando for para a escola. Dominar essas habilidades também ensina a autonomia do seu filho e aumenta a auto-estima.

Pratique as primeiras habilidades acadêmicas em casa

Existem várias tarefas que você pode encorajar seu filho a fazer para desenvolver a prontidão para o jardim de infância. Faça com que ela passe um tempo colorindo, escrevendo seu nome e identificando cores, formas , letras e números. Dê a ela uma tesoura própria para crianças para que ela possa praticar como pegá-la em casa. É muito importante que essas habilidades não sejam completamente estranhas para ela quando entrar na escola. Com algumas experiências básicas em casa, ela se sentirá competente e autoconfiante na sala de aula.

Facilite experiências sociais

A escola é uma experiência altamente social e as crianças que não foram previamente expostas a isso podem ficar em desvantagem. Crie cenários para que seu filho pratique habilidades sociais. Se ele não frequenta creche ou pré-escola, tente montar grupos de brincadeiras ou até mesmo alguns encontros com outra criança. Fale sobre compartilhar, brincar juntos, esperar a vez de alguém e simplesmente se dar bem. Jogar jogos que exigem turnos e trabalham juntos para arrumar a mesa de jantar. Espera-se que as crianças colaborem em grupos desde muito cedo na escola. Um pouco de experiência social antes do primeiro dia do jardim de infância o ajudará a sentir que não está fora de seu ambiente.

Fale, fale e fale um pouco mais

A criança desenvolve seu vocabulário ouvindo os pais falarem. Como tal, você deve falar, cantar e ler para seu filho tanto quanto possível. Use palavras espaciais como acima, abaixo, acima, abaixo, ao redor, em cima, em baixo, à esquerda e à direita, pois essas palavras são importantes para a consciência corporal e também para aprender a escrever letras e números. Incentive seu filho a falar sobre o dia dela fazendo perguntas. Qual foi a melhor parte do seu dia? Qual foi a parte mais engraçada do seu dia? O que você está ansioso para amanhã? Crie histórias juntos e ajude seu filho a compreender os conceitos de início, meio e fim na narrativa.

Pense em segurança

Visite a escola antes do primeiro dia para mitigar a ansiedade da separação e ajudar seu novo aluno a saber o que esperar. Mostre a ele onde fica sua sala de aula. Explique o que fazer se ele se perder e como pedir ajuda a um adulto. Pratique qualquer rotina que possa parecer estranha, como caminhar para a escola, embalar um mochila , ou usando um armário.

Existem alguns fatos importantes que seu filho deve ter memorizado antes da escola: seu nome e sobrenome e como soletrá-lo, seu endereço e seu número de telefone. Você pode ajudá-lo a memorizar esses fatos colocando-os em música ou usando muita repetição.

Começar o jardim de infância é uma grande transição, mas com um pouco de planejamento, você pode preparar seu filho para o sucesso e incutir uma sensação de segurança na escola e um amor pelo aprendizado desde o primeiro dia.

Aimee E. Ketchum é redatora da BestReviews. BestReviews é uma empresa de análise de produtos com uma missão singular: ajudar a simplificar suas decisões de compra e economizar tempo e dinheiro. BestReviews nunca aceita produtos gratuitos de fabricantes e compra todos os produtos que analisa com seus próprios fundos.