Estes são os cinco componentes mais importantes de todo bom plano de recuperação de maratona

Você treinou forte, afinou e acabou de completar sua primeira maratona! Agora é hora de descansar. Mas, como são o repouso e a recuperação de qualidade? Para alguns de nós, o descanso é fácil, e para outros, tirar uma quantidade significativa de tempo sem correr pode ser muito desafiador. Freqüentemente, a recuperação pós-corrida pode ser prejudicada e deve ser determinada pelo andamento da maratona. Certifique-se de se recuperar bem de sua corrida de resistência, seguindo estas cinco dicas.

1. Processo
Quando você cruzar a linha de chegada, seja uma corrida boa ou ruim, dê a si mesmo uma semana para processar a corrida. Quer tenha corrido muito bem e você esteja animado para sua próxima corrida ou tenha sido seu pior pesadelo, é melhor não decidir sua opinião sobre a maratona antes de se dar alguns dias para pensar sobre ela. Desfrute das festividades pós-corrida, relaxe e aprecie a comida com os amigos. Aproveite ao máximo o seu dia e experimente, apesar de como a corrida foi. Você conquistou algo grande e vale a pena comemorar!

2. Massagem e gelo
Se você viajou muito para a maratona, saiba que ficará extremamente dolorido na jornada para casa. A melhor maneira de evitar isso é tomar todas as precauções para ajudar seu corpo a se recuperar mais rapidamente. Se você puder fazer uma massagem pós-corrida, definitivamente vale a pena liberar todo o lixo acumulado nos músculos das pernas. Outra boa dica: se for ficar em um hotel, faça um banho de gelo na banheira do banheiro. Embora possa não parecer a ideia mais atraente após uma corrida, fará uma grande diferença quando você se levantar no dia seguinte.


3. Reabastecer direito
Sim, quase todo mundo está faminto depois de uma maratona, mas lembre-se, se você abastecer bem seu corpo, ele se recuperará rapidamente. Desfrute de guloseimas ou de sua cerveja favorita, mas certifique-se de obter proteínas de qualidade também. Coma um hambúrguer alimentado com grama ou até mesmo uma omelete enorme com vegetais. Seu corpo trabalhou muito duro por 42 quilômetros, então trate-o bem! E não se esqueça de beber muitos líquidos e eletrólitos após a corrida, não apenas vinho, cerveja e refrigerante.

4. Faça uma pausa
Isso significa pelo menos 7 a 10 dias de folga total, seguidos de algumas semanas de corrida leve. Certifique-se de realmente descansar e recuperar o corpo. Depois de pelo menos uma pausa de uma semana, fazer uma corrida fácil na piscina, andar de bicicleta ou caminhar também pode ajudar a acelerar a recuperação. Lembre-se de que leva muito tempo para reparar danos musculares, especialmente em uma maratona no asfalto. Se você fez uma grande maratona, pode ser tentador voltar ao treinamento e escolher sua próxima corrida, mas lembre-se de ir devagar. Seu corpo irá te agradecer!


5. Avalie
Aproveite sua pausa e relaxe. Desligue seu cérebro do treinamento um pouco. E lembre-se de que, quer você tenha feito uma boa corrida ou não, sua próxima maratona poderia ser muito diferente! Se você não teve o melhor dia, talvez seja uma boa ideia conseguir um treinador, se você não tiver um, olhe um pouco mais de perto a sua nutrição ou mude um pouco o seu treinamento para se preparar melhor para a próxima corrida Tente ser positivo e seguir em frente no seu próprio ritmo. E, novamente, parabéns por correr uma maratona completa! Essa é uma grande conquista!