Um olhar aprofundado sobre os alimentos nutritivos que servem como base nas 'Zonas Azuis' do mundo

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Pecorino sardo, ou 'fiore sardo', um queijo firme da ilha italiana da Sardenha, feito com leite de ovelha local da Sardenha.

Ao identificar o que ele chama de “ Zonas Azuis , ”O explorador da National Geographic, Dan Buettner, identificou (e pesquisou exaustivamente) as regiões do mundo onde as pessoas vivem mais.


De Ikaria, Grécia e Nicoya, Costa Rica a Okinawa, Japão e Sardenha, Itália, anos de pesquisas investigativas ajudaram a identificar as dietas e hábitos de vida de pessoas que, em média, vivem até a idade de 100 anos. 10 vezes maior do que nos Estados Unidos .

Surpreendentemente, porém, uma Zona Azul está realmente localizada nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa de Buettner, os membros da comunidade adventista em Loma Linda, Califórnia, sobrevivem ao americano médio em 10 anos.


Portanto, além de levar uma vida ativa e socialmente engajada, que tipos de alimentos saudáveis ​​e nutritivos as pessoas dessas áreas incluem em suas dietas?

Aqui está uma olhada em alguns de seus itens básicos, conforme identificados por Buettner e alguns outros pesquisadores.


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1. Azeite - Ikaria, Grécia
Buettner relatou que a dieta Ikarian consistia principalmente em vegetais colhidos em suas hortas, legumes, verduras folhosas e 'abundância' de azeite . “A dieta deles também era típica: um café da manhã com leite de cabra, vinho, chá ou café de sálvia, mel e pão”, escreveu Buettner. “O almoço era quase sempre feijão (lentilhas, garbanzos), batatas, verduras (erva-doce, dente de leão ou um espinafre verde chamado horta) e quaisquer vegetais sazonais que sua horta produzisse; o jantar era pão e leite de cabra. ' Além disso, de acordo com Buettner, os Ikarianos são conhecidos por beberem muitos rico em antioxidantes chás de ervas feitos com ingredientes como hortelã selvagem ou alecrim.



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2. Peixes - Okinawa, Japão
Quando Michael Booth, um repórter da O guardião , visitou Okinawa para investigar a dieta da população, ele foi alimentado com “arroz e tofu, brotos de bambu, algas marinhas, picles, pequenos cubos de barriga de porco e um pequeno bolo no 'café da longevidade' local.” Dr. Craig Willcox, co-autor de O Programa de Okinawa e um pesquisador de longa data da dieta de Okinawa disse a Booth, 'Os okinawanos têm um risco baixo de arteriosclerose e câncer de estômago, um risco muito baixo de cânceres dependentes de hormônio, como câncer de mama e de próstata. Eles comem três porções de peixe por semana, em média ... muitos grãos inteiros, vegetais e produtos de soja também, mais tofu e mais algas konbu do que qualquer outra pessoa no mundo, bem como lulas e polvos, que são ricos em taurina - este poderia reduzir o colesterol e a pressão arterial . '

3. Leite de cabra - Sardenha, Itália
O povo da Sardenha come uma dieta baseada principalmente em vegetais durante a maior parte de suas vidas, disse Buettner Hoje repórteres Linda Carroll e Jake Whitman .. No entanto, de acordo com um relatório da NPR , quando Buettner trabalhou com um pesquisador para se aprofundar no estilo de vida da Sardenha, eles descobriram que os pastores da área, que conduzem o gado das montanhas para as planícies, tinham mais probabilidade de viver até 100 anos. De acordo com Buettner, os pastores comem muitos bodes leite e queijo de ovelha. “Além disso, uma quantidade moderada de carboidratos para acompanhar, como pão achatado, pão de fermento e cevada”, escreveu a repórter da NPR Eliza Barclay. “E para equilibrar esses dois grupos alimentares, os centenários da Sardenha também comem bastante erva-doce, favas, grão de bico, tomates, amêndoas, chá de cardo leiteiro e vinho de uvas Grenache.”



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4. Frutas e vegetais - Loma Linda, Califórnia
De acordo com o The Guardian, as pessoas que vivem nesta comunidade seguem principalmente um vegetariano dieta, e NPR relata que suas escolhas alimentares são um tanto 'bíblicas', com um grande foco colocado em grãos, frutas, nozes e vegetais. Alguns comem pequenas quantidades de peixe e a maioria evita totalmente os açúcares não naturais.(Fotografado aqui, morangos frescos em um mercado de rua; Loma Linda, Califórnia.)

5. Feijão - Nicoya, Costa Rica
O feijão é um alimento básico na dieta Nicoyan, de acordo com O guardião , e Buettner diz que o “grande segredo” são as “três irmãs” da agricultura mesoamericana: feijão, milho e abóbora. “Esses três alimentos básicos, além de mamão, inhame, banana e pupunha (uma pequena fruta oval da América Central rica em vitaminas A e C), são o que abastece os mais velhos da região ao longo do século”, relatou o NPR.

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