Diminuir sua dependência da tecnologia de satélite pode torná-lo um corredor melhorShutterstock

Jeff Gaudette-Nos últimos anos, os relógios GPS revolucionaram completamente a forma como os corredores treinam. Não sou velho de forma alguma, mas ainda me lembro de ter feito muitas das minhas corridas de treinamento no colégio, faculdade e até mesmo como profissional em estradas que pintei depois de medi-las em meu carro. Quando comecei a treinar atletas online e a atribuir longos intervalos e corridas de tempo de distâncias variadas, era um grande desafio para muitos corredores, especialmente os mais novos, marcar manualmente as rotas para seus treinos mais importantes. Felizmente, os dispositivos GPS tornaram o treinamento um processo muito mais simples.

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No entanto, à medida que a adoção de dispositivos GPS aumenta drasticamente, vejo cada vez mais corredores se tornando completamente dependentes de seus relógios, às vezes em detrimento de sua progressão de treinamento e habilidades de corrida. É possível que tornar-se muito dependente do seu dispositivo GPS possa realmente atrapalhar o seu condicionamento físico e os tempos de corrida? Eu penso que sim. Aqui estão as três possíveis desvantagens de depender do GPS e como você pode combatê-las.


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Razão # 1: você está constantemente ajustando o ritmo
Qualquer pessoa que já correu com um relógio GPS sabe o quanto as leituras do “ritmo atual” podem flutuar. Não parece possível que um relógio que pode medir a distância com tanta precisão não consiga obter a velocidade de corrida atual correta. No entanto, a precisão e o design por trás da tecnologia do relógio são exatamente o problema. Além das mudanças naturais de ritmo - pense em como você às vezes se move para frente e para trás em uma esteira, apesar da esteira se mover a uma velocidade constante - um relógio GPS recebe um sinal do satélite a cada 1-2 segundos em condições ideais, o que significa está constantemente fazendo cálculos sobre sua velocidade e ritmo. Da mesma forma, se você perder a conexão com o satélite, mesmo que por alguns segundos, o GPS mede a distância percorrida durante o tempo de sinal perdido e calcula o tempo que você levou para chegar onde está agora, dando-lhe um ritmo. Durante o tempo de sinal “perdido”, o ritmo de corrida atual diminuirá drasticamente, pois o dispositivo pensa que você parou de correr. Ao longo de uma milha, ou mesmo meia milha, o GPS mede com bastante precisão, mas pode levar a dados ineficazes em relação ao ritmo de corrida atual.


O que você pode fazer para combater sua dependência:
Não seja um escravo do ritmo atual; em vez disso, aprenda a sentir o ritmo como um Jedi. Na próxima vez que você fizer um treino com o relógio GPS, verifique o relógio durante os primeiros 2-3 minutos da primeira milha para ter certeza de que está no ritmo e, em seguida, não olhe para o relógio novamente até terminar.

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Ouça sua respiração; sinta o ritmo em suas pernas, o movimento de seus braços. Você não fará um bom trabalho na primeira vez que tentar, mas depois da terceira ou quarta vez, você notará uma melhora substancial. No geral, isso levará a um senso refinado de ritmo e esforço.

Razão # 2: você não está aprendendo a se controlar
Correr é uma habilidade adquirida, assim como atirar em uma cesta ou balançar um taco de golfe. Assim como um atleta não gostaria de tentar um lance livre vencedor se nunca tivesse praticado sob essas condições, um corredor não quer chegar à linha de partida sem um senso de ritmo bem desenvolvido. Contando exclusivamente com um relógio GPS durante o treinamento e os treinos, um corredor nunca desenvolve o senso de ritmo aprendido que é crítico para o sucesso no dia da corrida. Mesmo o uso de um dispositivo GPS durante uma corrida não garante o sucesso do ritmo - e se o sinal for perdido, você tem que aumentar a velocidade com frequência para contornar outros corredores ou quando é hora de tomar uma decisão tardia na corrida sobre o quão difícil é empurrar? O desenvolvimento de um senso inato de ritmo no treinamento é fundamental para dar o próximo passo na corrida.


O que você pode fazer para combater sua dependência:
Implemente exercícios em sua rotina de treinamento que exijam que você mude o ritmo com frequência e use apenas o GPS para confirmar seu senso de ritmo após cada milha ou registre os dados no final da corrida. Corridas reduzidas e tempos alternados são uma ótima maneira de aprender a si mesmo como são as pequenas diferenças de ritmo. Além disso, esses tipos de exercícios podem demonstrar à sua mente e ao seu corpo como o esforço necessário para manter um certo ritmo fica mais difícil à medida que a corrida avança, melhorando suas habilidades de execução em corridas tardias.

Razão # 3: você está sempre empurrando os dias fáceis
Talvez o erro mais comum que vejo com corredores viciados em seus dispositivos GPS seja não ouvir como seu corpo se sente durante corridas fáceis de recuperação. Como um corredor obcecado por dados, é fácil registrar cada divisão de milha e comparar com corridas anteriores ou como pode ser um ritmo normal de corrida fácil. Infelizmente, às vezes o corpo não está se sentindo bem e requer um ritmo muito lento para se recuperar. Talvez seja de um treino anterior ou talvez seja o estresse geral da vida, mas sentir-se cansado e letárgico em um dia fácil faz parte do processo de treinamento. Quando um corredor tem o GPS preso ao pulso, ele negligencia os sinais que o corpo está projetando. Em vez disso, tentam manter o que acham ser seu ritmo tranquilo. Consequentemente, eles não se recuperam tão rápido quanto deveriam e atrapalham seu desempenho nos treinos subsequentes.

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Também é comum que corredores, tanto iniciantes quanto veteranos, se desafiem a correr um pouco mais rápido todos os dias. Com um GPS, é fácil monitorar o quão rápido você está correndo em uma rota comum e, quando ocorre a percepção de que um PR para o percurso está ao seu alcance, os corredores tendem a se esforçar mais para bater o seu melhor anterior.


O que você pode fazer para combater sua dependência:
Abandone o relógio GPS em suas corridas fáceis de recuperação e milhas de resfriamento. O propósito dessas corridas não tem nada a ver com o ritmo e a velocidade com que você as conclui não influencia sua eficácia. Quando você se livra dos dados constantes de um relógio GPS em uma corrida fácil, aprende a ouvir seu corpo e maximizar o valor de cada quilômetro percorrido, em vez de ser um escravo de dados inconseqüentes e atrapalhar sua progressão.

Sem dúvida, os relógios GPS tornaram o treinamento mais fácil e eficaz e permitiram que corredores e treinadores fossem mais criativos em seus treinos. No entanto, esteja atento às dependências que você pode estar formando e implemente essas idéias durante seu ciclo de treinamento atual para garantir que possa maximizar sua preparação física e mental para a próxima corrida.