Joe Knowles - 'Nature Man' (1913)

Cem anos atrás, Joe Knowles, um ilustrador de 44 anos de Boston, conduziu um dos maiores experimentos de sobrevivência da época como um golpe publicitário para oBoston Post. Com grande fanfarra, ele viajou para a floresta do Maine sem roupas ou ferramentas, e jurou viver por dois meses como um Robinson Crusoe do Norte, de acordo com uma história de abril em Boston Magazine . Após seu retorno, grisalho e vestindo uma túnica de pele de urso, ele foi celebrado em toda a nação como o “Homem da Natureza”, até mesmo escrevendo um livro de memórias best-seller e entrando no circuito de vaudeville. A verdade, entretanto, cheirava pior do que Knowles. Como foi revelado por um jornal rival, ele havia, de fato, se escondido na cabana de seu amigo, Michael McKeogh, que havia sonhado com a proeza. Suas roupas de pele de urso foram compradas de um caçador e ele vivia de comida enlatada e cerveja que McKeogh trouxe para a cabana.

Donald Crowhurst - RTW Yacht Race (1968)

Em 1968, ninguém ainda havia completado uma circunavegação ininterrupta do globo em um veleiro, e é por isso que é estranho, em retrospecto, que um empresário inglês sem experiência real em mar aberto fosse um candidato a ser o primeiro. Na esperança de um impulso de publicidade para seu negócio falido (e o prêmio em dinheiro), Donald Crowhurst entrou na corrida de iates Golden Globe com um trimarã não testado chamado Teignmouth Electron que ele havia construído para o evento, partindo da Inglaterra em 31 de outubro de 1968. semanas, seu barco furado estava se tornando cada vez mais incapaz de navegar conforme ele se aproximava do traiçoeiro Oceano Antártico, então ele desviou do curso e se escondeu no Atlântico Sul. Na esperança de voltar à corrida em último lugar quando ela voltasse, Crowhurst transmitiu registros falsos por rádio, mas ao fazer isso inadvertidamente se tornou um competidor pelo segundo lugar e até estabeleceu um 'recorde mundial' em um único dia. Quando ficou óbvio que sua farsa seria revelada, Crowhurst desligou o rádio em 29 de junho de 1969. Seu barco foi descoberto em 10 de julho, sem Crowhurst - aparentemente um suicídio. O decadente Teignmouth Electron ainda está em uma praia nas Ilhas Cayman.

Robert Peary - O Pólo Norte (1909)

Wikimedia Commons / Catálogo de pesquisa de arquivo

O homem ainda amplamente creditado como o primeiro a chegar ao Pólo Norte provavelmente nunca o fez - embora ele provavelmente estivesse perto por dois motivos. O suposto ritmo vertiginoso do engenheiro da Marinha dos EUA e a falta de rigor de navegação levaram os historiadores modernos a concluir que, na melhor das hipóteses, ele provavelmente errou o alvo por alguns quilômetros. (Na pior das hipóteses, ele sabiamente falsificou, sendo a única pessoa em sua equipe com habilidades de navegação.) Mas isso não é tudo nesta história. Seu companheiro, um afro-americano chamado Matthew Henson, foi a primeira pessoa a alcançar o que acreditavam ser o pólo. “Acho que sou o primeiro homem a sentar-se no topo do mundo”, disse Henson a Peary, de acordo com Geografia nacional . Pelo relato de Henson, Peary ficou furioso por ter sido espancado até o mastro por um homem negro e se recusou a reconhecer quem 'realmente' chegou lá primeiro. Peary recebeu o crédito e foi premiado com o título honorário de Contra-almirante.


Sławomir Rawicz - 'The Long Walk' (Segunda Guerra Mundial)

Para escapar de um Gulag siberiano no auge do inverno, caminhar 4.000 milhas através do Deserto de Gobi e do Himalaia e cair nos braços do Exército Britânico na Índia é uma incrível façanha de resistência. Muito incrível, ao que parece. Depois de se estabelecer na Inglaterra, o oficial polonês Sławomir Rawicz contou sua história inacreditável de sobrevivência ao jornalista britânico Ronald Downing. Downing ghost escreveu o livro de memórias best-seller de Rawicz em 1956The Long Walk, que se tornou um clássico no verdadeiro gênero de aventura, e foi até transformado em filme,O caminho de volta(foto), em 2010. Mas a essa altura a história já mostrava rachaduras. Registros indicam que Rawicz, que morreu em 2004, foi de fato preso onde disse que estava, mas que foi libertado em 1942 e imediatamente enviado para um campo de refugiados no Irã. Outro prisioneiro polonês, Witold Glinski, apresentou-se em 2009 para afirmar que foi ele cuja história foi contada pelo livro de Rawicz, embora o próprio relato de Glinski não tenha sido verificado. Glinski morreu no início deste ano.

Monck Mason - Atlantic Crossing by Balloon (1844)

Detalhe: Wikimedia Commons / Edwin H. Manchester

Na época em que “balonista” era um título de trabalho, o balonista britânico Thomas Monck Mason viajou cerca de 500 milhas de Londres a Weilburg, Alemanha, através de balão de ar quente, e registrou detalhes da viagem em seu livro de 1836Relato da Última Expedição Aeronáutica de Londres a Weilburg. Entra Edgar Allan Poe. Vendo o potencial de causar danos, Poe (detalhe) escreveu uma história falsa para o New Yorksolem 1844 detalhando uma viagem de balão de três dias de Monck Mason de Londres a Charleston, Carolina do Sul. A história foi um blockbuster. As pessoas fizeram fila para ler as notícias do então inédito voo transatlântico e o jornal daquele dia esgotou. Mas apenas dois dias depois, osolemitiu uma retratação, possivelmente escrita pelo próprio Poe: “Estamos inclinados a acreditar que a inteligência está errada”.


Christian Stangl — Skyrunning K2 (2010)

Shutterstock

Se montanhismo é um esporte para os temerários, então o alpinista austríaco Christian Stangl é louco. Conhecido por praticar uma versão do esporte chamado 'skyrunning', que envolve o cume de altas montanhas o mais rápido possível sem oxigênio suplementar, Stangl estabeleceu um recorde de velocidade escalando os Sete Picos - as montanhas mais altas em cada um dos sete continentes - em uma combinação 58 horas e 45 minutos. Ou então ele afirma. Se ele tivesse parado por aí, talvez ninguém estaria fazendo perguntas, mas foi sua tentativa de 'skyrun' o segundo pico mais alto do mundo, K2, que levantou as sobrancelhas. Durante uma dura temporada de escalada em 2010, na qual dois alpinistas morreram no K2 e nenhum chegou ao topo, Stangl supostamente viajou de ida e volta do acampamento base ao cume e voltou em 70 horas - sozinho, sem oxigênio adicional. Tudo o que ele tinha como prova era uma única foto do que ele afirmava ser o cume. No entanto, sob pressão de céticos que notaram discrepâncias em sua história (e foto), Stangl admitiu que tinha “alucinado” a coisa toda por causa da hipóxia de alta altitude. Desnecessário dizer que ninguém na comunidade alpinista acredita mais em seu recorde de Seven Summits.



Oh-Eun Sun — 8.000 metros de escalada (2009)

Existem 14 picos no mundo com mais de 8.000 metros, e apenas 30 pessoas estão confirmadas para cume todos eles. Até recentemente, nenhum desses alpinistas era mulher; mas isso mudou em 2010, quando a sul-coreana Oh-Eun Sun aparentemente venceu seu rival, o alpinista espanhol Edurne Pasabán, para ser a primeira, atingindo o cume do Annapurna em abril daquele ano. Ela foi homenageada pelo presidente sul-coreano Lee Myung-bak (na foto) logo em seguida. O problema: Oh pode ter ficado aquém em sua ascensão em 2009 do terceiro pico mais alto do mundo, Kanchenjunga, devido ao mau tempo. As únicas fotos de Oh no pico provavelmente foram tiradas a cerca de 50 a 200 metros de profundidade, e dois dos três sherpas que a acompanhavam afirmam que nunca chegaram ao topo.

Dr. Frederick Cook - Mt. Denali e Pólo Norte (início de 1900)

Robert Peary não é o único que divulgou a verdade sobre como chegar ao Pólo Norte. Seu rival, o Dr. Frederick Cook, afirmou ter feito isso em 1908 - um ano antes - e até recebeu crédito por isso na época. Com apenas seus dois companheiros inuítes como testemunhas, Cook afirmou que as evidências estavam em registros que ele foi forçado a deixar para trás na Groenlândia, para nunca mais ser recuperado. Ninguém menos que Peary liderou a campanha para desacreditar Cook, cujo caso foi danificado além do reparo por dados de navegação incorretos que ele divulgou em 1911. Isso foi além de outra farsa ligada ao nome de Cook: a primeira escalada do Denali. Ele liderou uma expedição em 1906 para atingir o cume da montanha mais alta da América do Norte, agora chamada de Monte. McKinley, e divulgou uma foto (à esquerda) para provar isso. O único problema é que nem sua foto ou qualquer um de seus registros retratam a aparência de uma ascensão real de McKinley. Seu “pico” foi, na verdade, encontrado a 19 milhas de distância. O real é mostrado à direita.

Sebastian Cabot — The Northwest Passage (1508-09)

Wikimedia Commons / Arquivos Nacionais do Canadá

Filho do explorador John Cabot, que reivindicou toda a América do Norte para a Inglaterra, Sebastian Cabot voltou do Novo Mundo às Ilhas Britânicas em 1509 com uma notícia incrível: ele havia descoberto a lendária “Passagem do Noroeste” para a China. Com base em sua descrição, porém, o que ele de fato encontrou foi a baía de Hudson, um fato que ele poderia ter descoberto se não tivesse voltado para evitar o motim de sua tripulação congelada e cansada. Mas de acordo com o livro Grandes boatos de exploração por David Roberts, Cabot pode nunca ter saído de Bristol, na Inglaterra, de onde supostamente partiu. “Sebastian Cabot parece ter sido um artista de confiança total”, escreve Roberts. “Ele conseguiu construir carreiras de sucesso na Espanha e na Inglaterra como conselheiro nas navegações do norte, principalmente ao fomentar a ilusão de que era o único possuidor de vastos fundos de conhecimento geográfico secreto.” Alguns historiadores acreditam que Cabot pode ter inventado a história de sua expedição para agradar os reis.


Friedrich von Egloffstein - Primeiras imagens do Grand Canyon (1857)

Doze anos antes de John Wesley Powell liderar a primeira expedição pelo Rio Colorado em 1869, o Exército dos EUA enviou uma equipe liderada pelo Tenente Joseph Christmas Ives para explorar o Grand Canyon. Em seu grupo estava o paisagista Friedrich von Egloffstein, um cartógrafo alemão que fez seu caminho para o oeste e até mesmo mapeou outra expedição para o que agora é conhecido como Black Canyon de Gunnison, no Colorado dos dias modernos. Quando o relatório final da jornada de Ives,Relatório sobre o Rio Colorado do Oeste, foi publicado em 1861, continha representações de Egloffstein das paredes verticais do cânion e torres cônicas - em outras palavras, nada como o Grand Canyon real. (Compare a gravura de Egloffstein de onde Diamond Creek encontra o Colorado com uma fotografia do mesmo local à direita.) À medida que uma imagem mais precisa do cânion se estabeleceu na mente do público, seus desenhos foram ridicularizados como fraudes e ele foi amplamente esquecido. No entanto, como um jornalista empreendedor para Harper’s Magazine descoberto em 2001, este embuste não era um embuste de forma alguma: era provavelmente um erro administrativo. O escritor Jeremy Miller descobriu que o Gunnison era chamado de 'Grande Rio' na época da expedição anterior de Egloffstein. Os desenhos de Egloffstein, ao que parece, combinam com as vistas vistas no Black Canyon quase perfeitamente e provavelmente foram mal arquivados por funcionários do Congresso. Os desenhos originais do Grand Canyon ainda não apareceram.

Cesare Maestri - Cume do Cerro Torre (1959)

Com mais de 10.000 pés de altura no sul da Patagônia, a espiral quase vertical de Cerro Torre, coberta por um 'cogumelo de gelo', é amplamente considerada uma das escaladas mais difíceis do mundo. Em 1959, ainda era uma das grandes montanhas não escaladas, e o alpinista italiano Cesare Maestri fazia parte de uma equipe de três homens com o objetivo de ser o primeiro a chegar ao cume. No meio do caminho, um membro da equipe deu meia-volta e Maestri continuou com seu parceiro de escalada, Toni Egger. Segundo Maestri, os dois chegaram ao topo, mas sua palavra foi a única prova: na descida, uma avalanche matou Egger e varreu a câmera com evidências fotográficas, afirmou. As escaladas posteriores não encontraram qualquer evidência de sua ascensão, e uma vez que o Cerro Torre foi finalmente, comprovadamente, cume pela suposta rota de Maestri em 2005, a subida acabou sendo diferente do que Maestri descreveu.

Capitão Samuel Adams - Executando o Colorado (1869)

Shutterstock

Um 'capitão' sobre o qual pouco se sabe antes de 1867, Samuel Adams era um vendedor ambulante com grandes ambições, de acordo com David Roberts, autor de Grandes boatos de exploração . Independentemente de acreditar ou não, Adams afirmou em uma carta ao secretário da guerra Edwin Stanton que, além das corredeiras anteriormente intransponíveis em Boulder Canyon, o rio Colorado a montante de Callville, Arizona, perto do Grand Canyon, era facilmente navegável, e que os “cânions e corredeiras imaginários” as pessoas temiam, não existiam. Se for verdade, isso significaria que o Colorado poderia funcionar como um Mississippi ocidental para a nação em crescimento. Recebendo alguns elogios mornos do Congresso por sua carta e uma resposta de Stanton, Adams começou a provar sua teoria tentando se vincular à famosa expedição de 1869 de John Wesley Powell rio abaixo. De acordo com o livro de Roberts, Powell percebeu o estratagema e se recusou a aceitar Adams, então Adams montou sua própria equipe para viajar pelo rio Colorado a partir de suas cabeceiras no então Território do Colorado. Adams rapidamente descobriu seu erro, perdendo todos os seus barcos para o rio furioso dentro de 150 milhas de seu ponto de partida, mas isso não o impediu de tentar roubar o trovão de Powell e reivindicar a primeira descida do poderoso Colorado. Ele apresentou um relatório falso de suas explorações ao Congresso e garantiu a introdução de uma resolução da Câmara para reconhecer sua realização. Morreu no comitê.