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Quando pensamos em “aumentar a capacidade intelectual”, tarefas como palavras cruzadas, ler e até aprender um novo idioma podem vir à mente.

Embora essas coisas possam certamente ajudar a melhorar a inteligência e a clareza mental, o que provavelmente tem um efeito ainda maior é o escolhas comuns que fazemos diariamente .


De alimentos que comemos ao quanto dormimos a cada noite , nossos hábitos diários moldam a maneira como nossos cérebros continuam a crescer e funcionar.

Se você está procurando uma maneira de melhorar seu foco, aprimorar seu intelecto ou simplesmente quer garantir que seu cérebro permaneça afiado e saudável agora e mais tarde na vida , os seguintes hábitos saudáveis ​​são maneiras comprovadas de proteger e enriquecer sua mente.


10 hábitos saudáveis ​​que aumentam a capacidade intelectual e a agudeza mental

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Quando pensamos em “aumentar a capacidade intelectual”, tarefas como palavras cruzadas, ler e até aprender um novo idioma podem vir à mente.

Embora essas coisas possam certamente ajudar a melhorar a inteligência e a clareza mental, o que provavelmente tem um efeito ainda maior é o escolhas comuns que fazemos diariamente .

De alimentos que comemos ao quanto dormimos a cada noite , nossos hábitos diários moldam a maneira como nossos cérebros continuam a crescer e funcionar.


Se você está procurando uma maneira de melhorar seu foco, aprimorar seu intelecto ou simplesmente quer garantir que seu cérebro permaneça afiado e saudável agora e mais tarde na vida , os seguintes hábitos saudáveis ​​são maneiras comprovadas de proteger e enriquecer sua mente.

Mantendo seu intestino saudável

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Um crescente corpo de pesquisas mostra que a condição de o sistema digestivo realmente desempenha um papel bastante significativo em nossa saúde geral . Especificamente, os pesquisadores estão descobrindo uma forte ligação entre a saúde digestiva e o cérebro. 'As bactérias que residem no intestino parecem desempenhar um papel importante e são capazes de se comunicar com o sistema nervoso central, principalmente por meio de vias neurais, endócrinas e imunológicas', diz a Dra. Helene M. Savignac Ph.D., especialista em neuropsicologia , ciência cognitiva e comportamental e gerente de pesquisa do cérebro para Clasado Research Services Ltd . “Ao influenciar o equilíbrio e os tipos de bactérias presentes, os estudos mostram que pode ser possível reduzir o estresse, afetar a cognição / processos cerebrais e o humor.” O que você pode fazer para melhorar sua saúde digestiva? Bem, para começar, certos alimentos como iogurte, chucrute, kombucha e keifer de coco podem ajudar a manter as bactérias 'boas' necessárias para manter seu intestino funcionando sem problemas. Além disso, você pode seguir estes seis passos simples para melhorar a saúde digestiva .

Fazendo do sono uma prioridade

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O sono é tão importante para muitas razões diferentes . A privação de sono - especialmente quando é crônica - pode afetar negativamente quase todos os aspectos da sua saúde, mas afeta especialmente o cérebro. De acordo com um infográfico em Mic.com , a falta de sono pode causar perda de memória de longo prazo, instabilidade emocional, sensação de nebulosidade e confusão e até mesmo encolhimento do cérebro - apenas para citar alguns dos efeitos negativos. Além do mais, de acordo com Guia de Ajuda especialistas Melinda Smith, M.A., Lawrence Robinson e Jeanne Segal, Ph.D., alguns estudos têm mostrado que, sono de qualidade é necessário para eliminar as toxinas do cérebro.

Comer Seus Veggies

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Existe uma grande variedade de nutrientes e diferentes alimentos que promovem a função cerebral saudável . Em particular, porém, vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor, couve, repolho, bok choy e couve de Bruxelas podem ser especialmente benéficos. 'Esses vegetais são ricas fontes de minerais, vitaminas e muitos fitoquímicos importantes; especialmente muitos compostos contendo enxofre ”, explica o Dr. Michael S. Fenster, M.D., cardiologista intervencionista certificado pelo conselho e autor de A falácia da caloria: por que a dieta ocidental moderna está nos matando e como evitá-la . “Como tal, eles ajudam nosso corpo a lidar com o estresse oxidativo, fornecendo uma fonte natural de antioxidantes.” Fenster diz que esses efeitos reduzem o risco de câncer e promovem a saúde do coração, o que acaba reduzindo as condições que afetam negativamente a função cerebral. “Dietas ricas nesses tipos de vegetais foram associadas a menos declínio na memória, atenção e habilidades verbais”, acrescentou. Para ir um passo além de apenas vegetais, também é importante notar que alguns estudos mostraram que Dieta mediterrânea é particularmente útil na prevenção do declínio cognitivo também.

Praticar exercícios regularmente

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Estudo após estudo continua a mostrar que o exercício regular é uma das melhores maneiras de garantir que seu cérebro permaneça saudável e afiado. A conexão entre o exercício e a melhoria da função cognitiva é tão forte que os pesquisadores começaram recentemente a descobrir exatamente como os dois fatores estão associados . Independentemente disso, ao manter uma rotina regular de exercícios, você está beneficiando sua capacidade intelectual melhorando funções como comutação de tarefas, atenção seletiva e capacidade de memória de trabalho. Além disso, algumas pesquisas mostraram que os exercícios até aumentam o volume do cérebro .

Controlando o estresse

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Jennifer Owens, uma integradora especialista em saúde mental e bem-estar que trabalha no campo da saúde holística há mais de uma década, especializando-se em gerenciamento de estresse e ansiedade, aponta para estudos que mostram como atividades relaxantes como a meditação podem aumentar a massa cinzenta no cérebro. “O aumento da massa cinzenta pode tornar o cérebro melhor no gerenciamento de emoções, controle da atenção, manutenção do foco e muito mais”, explicou ela. Além disso, outros estudos mostraram que o estresse pode levar ao encolhimento do cérebro , então encontrar um método de gerenciamento de estresse - como respiração profunda ou outras atividades relaxantes, como ioga , meditação ou andando - que funcione bem para você é essencial para manter um cérebro saudável.

Ser Social

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A pesquisa mostrou que compromisso social não só ajuda melhorar nossa memória e cognição , mas que pode até impedir o início de Alzheimer e demência mais tarde na vida - tente ser voluntário, ingressar em um clube, tomar aulas de ginástica em grupo ou marcar um encontro semanal com um grupo de amigos.

Praticando ioga

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Sim, ioga pode realmente torná-lo mais inteligente. Um estudo da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign descobriu que 20 minutos de ioga permitiram que 30 mulheres completassem melhor as tarefas mentais que testavam a velocidade e a precisão de sua memória de trabalho e outras medidas de função cognitiva. Além disso, os resultados mostraram que a ioga pode ser ainda mais poderosa quando se trata de aumentar a capacidade cerebral em comparação com exercícios aeróbicos intensos.

Levantando pesos

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Se você realmente deseja melhorar o poder de sua mente, a pesquisa mostra que, além de exercícios aeróbicos e ioga, você também deve incluir alguns treinamento de força em sua rotina de exercícios. De acordo com um estudo , duas sessões de treinamento de resistência por semana ajudaram a melhorar o desempenho do cérebro em mulheres mais velhas com comprometimento cognitivo leve. 'O que nossos resultados mostram é que o treinamento de resistência pode realmente melhorar seu desempenho cognitivo e sua função cerebral', disse a professora Teresa Liu-Ambrose, que liderou o estudo na Universidade de British Columbia. CBC News . 'O que é fundamental é que ele irá melhorar dois processos que são altamente sensíveis aos efeitos do envelhecimento e da neurodegeneração: função executiva e memória associativa - frequentemente prejudicada nos estágios iniciais da doença de Alzheimer.

Desfrutando de álcool com moderação

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Se você gosta de Desfrute de um coquetel de vez em quando , a boa notícia é que alguma pesquisa mostrou que uma bebida diária pode realmente ajudar a prevenir o declínio cognitivo. A má notícia é que, ao exagerar com o álcool, você provavelmente está colocando a saúde do seu cérebro (e de outras partes do seu corpo e a saúde em geral) em perigo. De acordo com Instituto Nacional de Saúde , beber muito por muito tempo pode, na verdade, encolher os lobos frontais do cérebro, o que leva ao comprometimento da capacidade de raciocínio. Além disso, um estudo publicado emAlcoolismo: Pesquisa Clínica e Experimental(o jornal oficial da Sociedade de Pesquisa sobre Alcoolismo e da Sociedade Internacional de Pesquisa Biomédica sobre Alcoolismo), encontraram uma redução nas vias da substância branca no cérebro de alcoólatras em recuperação, quando comparados com não alcoólatras. De acordo com o co-autor do estudo Catherine Brawn Fortier , neuropsicólogo e pesquisador do VA Boston Healthcare System e professor assistente da Harvard Medical School, a substância branca conecta os lobos frontais ao resto do cérebro. “O córtex frontal é o centro de integração de todas as outras partes do cérebro que são importantes para o comportamento e a função cognitiva”, disse ela. “Esses caminhos apoiam o automonitoramento, o planejamento, o julgamento e o raciocínio. ' Em outras palavras, se você quiser manter sua mente afiada e saudável, mantenha a contagem de coquetéis em cerca de uma bebida por dia ou menos.

Não fume

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De acordo com Eric Topol, M.D. , o consultor de cardiologia de saúde masculina, entre outros fatores como pressão arterial baixa, obesidade e um estilo de vida sedentário , fumar acelera a degeneração natural do cérebro que surge com a idade. Esses fatores, observou ele, “promovem doenças cardíacas e são essenciais para nosso suprimento de sangue e muitas interações cérebro-coração”. Além disso, além do um grande tributo em tantos aspectos da saúde geral , algumas pesquisas mostraram que fumar pode causar afinamento no córtex do cérebro, onde, de acordo com WebMD , ocorrem processos importantes como memória, linguagem e percepção.